A torcida do Corinthians de Teresina se reuniu, no último sábado (22), para fazer uma doação coletiva de sangue ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi).
A campanha ?Sangue Corintiano?, que teve início ontem, acontece até a próxima sexta-feira (28) e quer atrair o maior número possível de torcedores do clube paulista, com o objetivo de salvar vidas.
Essa é uma campanha que acontece em todo o Brasil e teve seu Dia D realizado no último sábado, em todas as cidades que participam. Em nível nacional, ela acontece há cinco anos, e em Teresina ela iniciou em 2012. O organizador desse ato na capital, Ulisses Pimentel, afirma que essa é uma forma de mostrar que torcida organizada também pratica atos de solidariedade.
?Quando se fala em torcida organizada, as pessoas já associam logo à violência e nós queremos mostrar que não é só isso. Nós vamos organizar essa campanha durante toda a semana e esperamos um número grande de participantes.
Nós iniciamos a divulgação há mais de um mês e queremos colher bons frutos com isso. Na última campanha que organizamos, nós conseguimos inclusive cinco doações de medula óssea e isso também e importante?, afirmou.
E foi através dessa divulgação que o corintiano Marcos Paulo da Cunha ficou sabendo do ato e decidiu fazer sua primeira doação de sangue. ?É uma sensação muito boa.
É muito bom saber que meu sangue irá salvar vidas. Não importa se o sangue vem de um corintiano ou do torcedor de qualquer outro time. O que importa é um ato de solidariedade que vai salvar a vida de outras pessoas que precisam?, pontuou.
A assistente social do Hemopi, Rosângela Maria Machado, afirma que são ações como essas que contribuem para que o Hemocentro mantenha seu estoque com sangue suficiente para trabalhar com segurança.
?Nosso estoque não está em baixa agora, mas doação nunca é demais, principalmente quando são de plaquetas B e O negativo, pois elas só têm uma duração de cinco dias. Ações como essas são fantásticas e nos deixam muito felizes?, afirmou.
Podem doar pessoas com idade entre 16 e 67 anos (menor de 18 anos apresentar Termo de Consentimento assinado pelo responsável legal); pesar a partir de 50 kg; estar saudável e alimentado e apresentar documento oficial com foto.
Antes da doação é importante dormir bem a noite; não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação; alimentar-se bem, evitando alimento gorduroso; aguardar duas horas após o almoço, para doar; não fumar duas horas antes e duas depois da doação e procurar ficar tranquilo e relaxado.
O Hemopi fica localizado na Rua 1º de Maio, 235, no centro da cidade, próximo ao Hospital Getúlio Vargas. O local funciona de segunda a sábado, das 7h00 às 18h.