O Corinthians volta a campo nesta quarta-feira (12), às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, para um jogo decisivo contra o Barcelona de Guayaquil. Após a derrota por 3 a 0 no Equador, o time comandado por Ramón Díaz precisa de uma virada histórica para avançar à fase de grupos da Libertadores. Caso seja eliminado, o Timão confirmará seu retrospecto negativo como o clube brasileiro com mais participações e eliminações na fase preliminar da competição.
Histórico negativo do Corinthians na Pré-Libertadores
O Corinthians já disputou a fase preliminar da Libertadores em três oportunidades antes de 2025, sendo eliminado em duas delas. Confira o retrospecto:
2011 – Eliminado pelo Tolima (COL)
Na primeira participação do clube nessa fase, o Corinthians empatou sem gols no jogo de ida, em São Paulo, e foi derrotado por 2 a 0 na Colômbia, tornando-se o primeiro time brasileiro eliminado na Pré-Libertadores. A equipe contava com grandes nomes, como Ronaldo Fenômeno e Roberto Carlos, mas não conseguiu superar os colombianos. No entanto, no mesmo ano, o Timão conquistou o Campeonato Brasileiro e, no ano seguinte, a tão sonhada Libertadores.
2015 – Classificado contra o Once Caldas (COL)
Quatro anos depois, o Corinthians voltou à fase preliminar da Libertadores e enfrentou o Once Caldas. Dessa vez, o clube paulista avançou, empatando fora de casa por 1 a 1 e goleando por 4 a 0 na Neo Química Arena.
2020 – Eliminado pelo Guaraní (PAR)
O Timão reencontrou o Guaraní do Paraguai, equipe que já o havia eliminado nas oitavas de final da Libertadores de 2015. No duelo de 2020, o Corinthians perdeu a ida por 1 a 0 no Paraguai e, apesar da vitória por 2 a 1 em São Paulo, acabou eliminado pelo critério do gol fora de casa, que ainda estava em vigor na época.
2025 – Nova chance ou mais uma eliminação?
O Corinthians chegou à fase preliminar da Libertadores após uma arrancada histórica no Brasileirão de 2024, saindo da zona de rebaixamento para terminar na 7ª colocação. Na primeira fase, enfrentou a Universidad Central da Venezuela, empatando por 1 a 1 fora de casa e garantindo a classificação com um suado 3 a 2 em São Paulo, com um gol nos minutos finais de Yuri Alberto.
Agora, contra o Barcelona de Guayaquil, o desafio é ainda maior: o Timão precisa vencer por quatro gols de diferença para avançar no tempo normal ou devolver o placar de 3 a 0 para levar a decisão para os pênaltis.
Outros brasileiros que caíram na Pré-Libertadores
O Corinthians é o clube brasileiro com mais participações e eliminações na fase preliminar, mas outros times nacionais também já tropeçaram nessa etapa. Confira:
- Chapecoense (2018) – Eliminada pelo Nacional (URU)
- São Paulo (2019) – Eliminado pelo Talleres (ARG)
- Grêmio (2021) – Eliminado pelo Independiente del Valle (EQU)
- Fluminense (2022) – Eliminado pelo Olimpia (PAR)
- Fortaleza (2023) – Eliminado pelo Cerro Porteño (PAR)
- Bragantino (2024) – Eliminado pelo Botafogo (BRA)
Nesta quarta-feira, o Corinthians luta para evitar um novo vexame e seguir vivo na Libertadores. A torcida alvinegra promete lotar a Neo Química Arena e empurrar o time em busca de uma virada histórica.