Uma estatística apresentada pelo técnico Fábio Carille depois da vitória por 3 a 1 sobre o Coritiba, quarta-feira, em Itaquera, mostra que a campanha do Corinthians no Campeonato Brasileiro continua acima da média. Mesmo com a fase irregular no segundo turno.
Com 58 pontos, o Timão não só ultrapassou sua pontuação da edição passada inteira (55), mas também ficou bem mais perto de uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem.
Até a 27ª rodada deste ano, o Timão já superou outros números de toda a sua campanha de 2016. Veja:
Número de vitórias: O Timão ganhou 17, contra 15 em 2016;
Média de gols marcados: 1,44 agora, 1,26 antes;
Média de gols sofridos: 0,59 por jogo em 2017, 1,10 em 2016;
Número de derrotas: apenas 3 em 2017, 13 na última temporada;
Média de público como mandante: 35.819 pagantes hoje, 28.764 em 2016.
Em 2016, a nota de corte foi menor do que a atual marca alvinegra. O Atlético-PR, sexto colocado e último classificado à competição sul-americana, somou 57 pontos. A comissão técnica acredita que mais uma vitória garante o time no G-6. Quinto e sexto colocados, entram na etapa inicial da Libertadores. Os quatro primeiros vão direto à fase de grupos.
– Recebi uns dados. Tínhamos 55 pontos até esta rodada (a 27ª), foram os mesmos que conquisamos em todo o ano passado. E faltavam 12 rodadas. Não passava pela cabeça. Espero que seja o início de uma retomada – disse Carille, depois da vitória sobre o Coritiba.
O primeiro a ter vaga direta na Libertadores pelo Brasileirão do ano passado foi o Atlético-MG, que fez 62 pontos e terminou em quarto lugar. Uma vitória e um empate deixariam o Timão com o mesmo número. Em 2015, o São Paulo fez pontuação idêntica para ir à Libertadores.
É preciso lembrar que, no momento, a presença do Cruzeiro entre os primeiros colocados acaba formando um G-7, já que o clube mineiro tem vaga assegurada pelo título da Copa do Brasil. Possíveis conquistas de Grêmio, na Libertadores, e Flamengo, na Copa Sul-Americana, podem aumentar o bolo de classificados para o ano que vem.
Líder do Brasileirão com dez pontos de vantagem sobre o Santos, segundo colocado, o Corinthians volta a jogar neste domingo, contra o Bahia, às 19h (de Brasília), em Salvador.