No ano em que os quatro clubes grandes vão disputar juntos a Copa Libertadores pela primeira vez, o Campeonato Paulista serve de aperitivo para o torcedor ver como Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo iniciam a temporada. Informações do Globo Esporte.
Da soma dessas estrelas, dividida pela quantidade de votantes, saiu a média apresentada abaixo.
Vale observar que foram atribuídos pesos diferentes a cada critério, de acordo com a importância dele. Elenco é o fator que tem peso maior: três. Assim, as médias desse quesito foram multiplicadas por três para se chegar aos valores finais.
1º – Palmeiras – 36 pontos
Sem vencer o Paulistão desde 2008, o Palmeiras conta com Vanderlei Luxemburgo no banco de reservas e um elenco mais enxuto (porém ainda com muita qualidade) para reconquistar o título. Luxa foi justamente o comandante dessa última taça e chega em alta. O momento é de cobrança, já que o Verdão não levantou taças em 2019.
2º – Corinthians – 34,5 pontos
Atual tricampeão paulista e com duelos decisivos da segunda fase da Libertadores logo no início de fevereiro, o Corinthians foi quem mais se reforçou entre os quatro grandes – vale ressaltar que a janela de transferências tem sido mais calma que o usual.
3º – Santos – 27 pontos
Apesar da saída do técnico Jorge Sampaoli e de alguns jogadores "velhos de casa" (Vanderlei, Victor Ferraz, Gustavo Henrique...), o Santos encerrou 2019 em alta e começa 2020 com a mesma esperança de surpreender, agora sob comando do português Jesualdo Ferreira.
4º – São Paulo – 26,5 pontos
O São Paulo ficou como "quarta força" do início do Paulistão muito por causa da instabilidade fora de campo e das dúvidas dentro dele – um bom elenco que ainda não entregou o que se esperava e um técnico com menos bagagem do que Luxemburgo e Jesualdo Ferreira e menos conquistas do que Tiago Nunes.