Com quase todos os titulares poupados para a estreia na Copa Libertadores, o Corinthians não passou de um empate sem gols contra o Rio Branco, neste sábado, na Arena Barueri. Dos jogadores que provavelmente estarão em campo desde o início contra o Racing (URU) na quarta-feira, somente o lateral direito Alessandro e o zagueiro William atuaram.
Com o ponto conquistado em Barueri, o Corinthians foi a 19 e pulou para a vice-liderança do Campeonato Paulista - um ponto à frente de Botafogo e Santo André, que jogam neste domingo. O líder é o Santos, com 22. Já o Rio Branco segue ameaçado: foi a 10 pontos, apenas dois acima da zona de rebaixamento.
O time do interior não demonstrou timidez contra os reservas corintianos. Em sua primeira apresentação em 2010, o goleiro Rafael Santos foi bastante exigido no início do jogo, principalmente através das jogadas de bola parada de Flávio. Mas o substituto de Felipe mostrou que está em forma com boas defesas.
Aos poucos, o Corinthians passou a dominar o confronto. Defederico e Iarley se movimentaram bem, abrindo espaços na defesa adversária. Marcelo Mattos chutou bastante de longa distância e também incomodou o goleiro Cristiano. O ponto baixo da articulação foi o veterano Edu, que errou algumas jogadas.
Nas raras ocasiões em que ultrapassava o meio de campo, o Rio Branco usava a velocidade de Maurim para escapar pela esquerda, ou se precipitava e arriscava conclusões de fora da área. Aos 26min, veio a única jogada de perigo do time de Americana no primeiro tempo: Vinícius bateu firme após escanteio, e Rafael Santos agarrou.
Para dar mais velocidade à equipe, que perdeu o ritmo no decorrer do jogo, Mano colocou Dentinho no lugar de Morais no intervalo. A torcida vibrou com a alteração, e aos 7min, o prata da casa mostrou que estava disposto ao driblar um zagueiro e chutar com força da entrada da área. Cristiano espalmou.
O Rio Branco foi mais incisivo quando atacou - já com o recém-contratado Alex Terra na vaga de Luciano Emílio. O atacante Anselmo Ramon carregou a bola com velocidade, passou pelo capitão William e chutou cruzado na saída de Rafael Santos. A bola passou perto da trave, para fora.
A torcida se animou ao ver Souza no aquecimento. Autor de dois gols na vitória por 3 a 0 sobre o Mogi Mirim, o centroavante substituiu Iarley, mas pouco produziu desta vez. O último a entrar no Corinthians foi Jucilei, no lugar de Boquita, mas também não conseguiu mudar o placar.
FICHA TÉCNICA
Esquema Tático do Corinthians
4-4-2
Rafael Santos; Alessandro, William, Leandro Castán e Dodô; Marcelo Mattos, Edu, Boquita (Jucilei) e Morais (Dentinho); Defederico e Iarley (Souza). Técnico: Mano Menezes
Esquema Tático do Rio Branco
4-4-2
Cristiano; Marcos Tamandaré, Airton, Vinícius e Maurim; Fábio Baiano, Márcio Passos (Márcio Goiano), Flávio (Everton) e Júnior Maranhão; Anselmo Ramon e Luciano Emílio (Alex Terra). Técnico: Ademir Fonseca
Árbitro
Sálvio Spínola Fagundes Filho
Local
Arena Barueri, Barueri (SP)