A chuva e o frio não impediram os 60 mil torcedores de irem ao Maracanã, nesta quarta, e assistirem a vitória do Corinthians sobre o Flamengo, por 2 a 1. A noite, que começou com festa rubro-negra pelo título da Libertadores, terminou com a comemoração paulista, já que o time de Vitor Pereira garantiu vaga na Libertadores de 2023.
Com o resultado, o Flamengo, já garantido na próxima Libertadores, ficou com 61 pontos na Série A. Já o Corinthians chegou ao mesmo número de pontos e também confirmou sua vaga na fase de grupos da Copa.
Antes da bola rolar pelo Brasileirão, o Flamengo fez a festa com a Nação no Maracanã, festejando no gramado com as taças da Libertadores e da Copa do Brasil. Filipe Luís, Pedro e Arrascaeta, titulares que não foram relacionados, comandaram a comemoração.
Os primeiros minutos da partida foram com erros simples de lado a lado, que impediram chances. A primeira aparição de Cássio foi aos 11, com Pablo desviando cobrança de falta de Vidal. No primeiro tempo, o goleiro ainda apareceria bem ao evitar gol de Ayrton Lucas.
A partir dos 20', o Corinthians cresceu e encontrou boas tabelas pelo lado direito. Yuri Alberto, em jogada individual, exigiu de Hugo Souza pela primeira vez. Minutos depois, Du Queiroz foi ao fundo e cruzou para Giuliano, que chutou de primeira, na trave. No rebote, o goleiro do Flamengo voltou a trabalhar e defendeu o chute de Roger Guedes.
Se chegava com mais perigo pela direita, foi em jogada de Vital, pela esquerda, que o Corinthians abriu o placar, com Du Queiroz chegando para completar, de primeira, o cruzamento dentro da área.
Na volta do intervalo, Dorival Júnior acionou Everton Ribeiro no lugar de Victor Hugo, mas o Flamengo nem precisou do camisa 7 para deixar tudo igual. Everton Cebolinha deu grande passe para Matheus França, e sobrou categoria para o garoto do Ninho encobrir Cássio.
A partir do gol, o time de Dorival Júnior impôs o seu ritmo de jogo, ocupou o campo de ataque e, diante de um Corinthians que não conseguia reagir, rondou a área adversária, mas não foi capaz de marcar outro gol. Quando a partida se desenhava toda a favor dos cariocas, Bruno Mnéndez e Yuri Alberto apareceram para decidir.
O lateral arrancou em velocidade, passou o meio de campo e tocou para o atacante. Com um só toque, Yuri Alberto tirou Fabrício Bruno da jogada e ficou cara a cara com Hugo Souza. A finalização firme passou por baixo do goleiro do Flamengo, que nada pôde fazer: 2 a 1.
Uma vitória que coloca o Corinthians na fase de grupos da Liberta e não acontecia diante do Flamengo, no Maracanã, desde 2017.