A Copa do Mundo do Catar está chegando e poderá começar um dia antes do previsto. Tudo porque a Fifa estaria planejando antecipar o jogo entre Catar e Equador.
Seria dia 20 de novembro, de forma a manter a tradição de ter o país-sede na partida de abertura do Mundial. A entidade ainda não se manifestou oficialmente sobre o plano.
A informação foi revelada por uma agência de notícias, uma fonte revelou o plano da Fifa, que deve tomar a decisão nos próximos dias.
Proposta
Para ser confirmada, a proposta precisa ser aprovada em reunião do presidente Gianni Infantino que irá se encontrar com os mandatários das seis confederações continentais, como Conmebol, Uefa e Concacaf.
A proposta, que vai ampliar a duração da Copa, de 28 para 29 dias de competição, já teria o apoio dos dirigentes do futebol do Catar e da Conmebol, confederação à qual está ligada a federação de futebol do Equador, seleção que enfrentaria o time catariano na abertura do Mundial.
Férias de verão
A Copa do Mundo deste ano será a primeira da história a ser disputada fora do período de férias de verão do hemisfério norte do planeta.
As 21 edições do Mundial já disputadas foram realizadas sempre no intervalo entre o fim de maio e o fim de julho, sem atrapalhar a temporada europeia, que começa em agosto e termina em maio.
Será a primeira vez, portanto, que os campeonatos europeus, tanto os nacionais quanto os continentais, serão paralisados para a disputa do Mundial.