Portugal venceu o Uruguai por 2 a 0 nesta segunda-feira (28), em partida válida pelo Grupo H da Copa do Mundo de 2022, disputada no Catar. Os europeus se classificaram para a fase de mata-mata da competição e podem terminar em primeiro da chave.
O primeiro gol da vitória foi creditado como de Bruno Fernandes, que cruzou em direção ao atacante Cristiano Ronaldo, que estava dentro da área. O craque português até fez o gesto para cabecear, mas a bola não tocou nele. O meia ampliou quase no fim da partida, de pênalti, após toque na mão do defensor uruguaio, em lance revisto pelo árbitro de vídeo.
O jogador do Manchester United quase ampliou, nos acréscimos, em finalização que bateu na trave. Cavani saiu na etapa complementar, para dar lugar ao atacante Suarez.
Portugal lidera o grupo com seis pontos, já que venceu Gana na primeira rodada por 3 a 2. Gana vem em segundo, com três pontos, após ter batido a Coreia do Sul, que empatou com o Uruguai na primeira rodada, gerando um ponto para os dois times.
Na terceira e última rodada, Portugal enfrenta Coreia do Sul e Gana contra Uruguai. Portugal se classificou e as outras três seleções ainda têm chances matemáticas de seguirem para a próxima fase.
Situação do Grupo H
Com o resultado, a seleção portuguesa terminou a segunda rodada na liderança do grupo com seis pontos somados. Lanterna com apenas um ponto, o Uruguai terá que vencer Gana nesta sexta-feira e torcer para a Coreia do Sul não derrotar Portugal para se classificar.
FICHA TÉCNICA
PORTUGAL X URUGUAI
Local: Estádio Lusail, em Doha (CAT)
Data: 28 de novembro de 2022, segunda-feira
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Alireza Faghani (IRN);
Assistentes: Mohammadreza Mansouri (IRN) e Mohammadreza Abolfazli (IRN);
VAR: Abdulrahman Al Jassim (CAT);
Cartões amarelos: Rúben Neves, João Félix e Rúben Dias (Portugal) e Rodrigo Bentancur e Mathías Oliveira (Uruguai)
Gols:
PORTUGAL: Bruno Fernandes (aos 9 e 48 minutos do 2º tempo)
PORTUGAL: Diogo Costa; João Cancelo, Pepe, Rúben Dias e Nuno Mendes; Rúben Neves, William Carvalho e Bruno Fernandes; Bernardo Silva, João Félix e Cristiano Ronaldo.
Técnico: Fernando Santos
URUGUAI: Sergio Rochet; Guillermo Varela, José Giménez, Diego Godín, Sebastián Coates, Mathías Oliveira; Federico Valverde, Rodrigo Bentancur e Matías Vecino; Darwin Núñez e Edinson Cavani.
Técnico: Diego Alonso