O Marrocos está classificado para as oitavas-de-final pela segunda vez na história. A seleção africana venceu o Canadá por 2 a 1, na última rodada do grupo F da Copa do Mundo do Catar e terminou na primeira posição da chave. Com o feito, a geração marroquina comandada por Hakimi e Zyiech igualou o feito da Copa de 1986.
Embora já estivesse eliminada, o time canadense fez jogo duro e chegou a assustar em alguns momentos. Mas os marroquinos conseguiram controlar a partida e saíram vitoriosos. O jogo também ficou marcado pelo centésimo gol do Mundial do Catar, que foi marcado pelo zagueiro Aguerd contra.
Marrocos vence Canadá e está classificado para as oitavas de final (Crédito: MIGUEL MEDINA / AFP)
Diferentemente dos 45 minutos iniciais, a segunda etapa foi menos intensa e mais controlada. A seleção do Marrocos, treinada por Walid Regragui, entregou a bola para o Canadá e se postou de forma defensiva, evitando se expor. O time tentou sair em alguns contra-ataques, mas foi só.
Com o empate em 0 a 0 entre Croácia e Bélgica, o Marrocos ficou na primeira colocação do grupo e agora aguarda a definição da chave E, que conta com Espanha, Alemanha, Costa Rica e Japão, para saber seu adversário nas oitavas.
A geração marroquina também alcançou uma marca importante. Com sete pontos, esta foi a melhor campanha em uma fase de grupos da Copa do Mundo da seleção africana. Marrocos empatou com a Croácia na primeira rodada, venceu a Bélgica no segundo jogo e derrotou o Canadá, nesta quinta-feira.