Presentes em todas as convocações de Mano Menezes na temporada, e ainda com longa passagem pela seleção sub-20, Lucas e Neymar completam nesta quarta-feira, no amistoso contra a Argentina, em Córdoba, às 21h50 (de Brasília), 100 dias a serviço da seleção brasileira em 2011. O longo tempo deixa São Paulo e Santos desesperados, na ânsia de ver as exibições dos craques com a camisa amarela diminuirem consideravelmente.
Lucas e Neymar passaram até o momento quase 40% do ano na seleção brasileira, em uma maratona de viagens e disputando duas longas competições na temporada.
Logo no início do ano foram 44 dias em serviço da seleção sub-20. Os dois ainda foram os únicos atletas do time campeão Sul-Americano da categoria sempre convocados por Mano Menezes para a equipe principal.
A rotina com a seleção brasileira deixou Lucas ausente em 17 jogos no São Paulo na temporada e prejudicou ainda mais o relacionamento do clube com a CBF. Já Neymar perdeu 16 jogos pelo Santos e também fez os dirigentes compartilharem com a revolta do rival mesmo estando mais próximos à entidade.
?Isso é uma sacanagem que se faz com o Santos e o São Paulo. Podemos ver nossos melhores jogadores enfrentando uma maratona desumana, sendo vitimados por problemas musculares, e isso passando grande parte do ano na seleção. Não é possível ficar tanto tempo assim fora do clube?, reclamou o presidente santista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro.
?O São Paulo é plenamente a favor de que seus jogadores sejam sempre convocados e nunca vai impedir que isso aconteça. Nós nos ressentimos pelos danos que a gente é obrigado a arcar pelo péssimo calendário que é coordenado pela CBF", afirmou o vice-presidente de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes.
Desprotegidos, Neymar e Lucas também são constantemente assediados por empresários durante o período em que servem à seleção brasileira, outro motivo que irrita os dirigentes de Santos e São Paulo.
Apesar das reclamações, a presença dos dois jogadores na seleção só tende a aumentar. Daqui a duas semanas, eles devem voltar a jogar pelo Brasil em novo amistoso contra a Argentina. Ao fim do ano, Lucas e Neymar podem completar cerca de 130 dias a serviço da seleção.
?Olha que absurdo. Pagamos o preço por termos os melhores jogadores. Talvez seja melhor montar um time cheio de refugos de série C para não passar por esse problema?, criticou Luis Alvaro.