Os oito representantes brasileiros da Libertadores de 2020 já conhecem seus caminhos na próxima edição do torneio. Com os rivais definidos, apresentamos cada um dos adversários das equipes que tentarão o 20º título para o Brasil na competição. Cominformaçõesdo Globo Esporte.
FLAMENGO
O Flamengo começará a defesa do seu título no Grupo A, ao lado do atual campeão da Copa Sul-Americana, o Independiente del Valle, o Junior Barranquilla, campeão do Apertura e vice do Clausura do Campeonato Colombiano em 2019, e uma equipe da fase prévia. O quarto rival pode ser Cerro Porteño, Carabobo, Universitario, Progreso, Barcelona-EQU ou Sporting Cristal.
PALMEIRAS
O Palmeiras está no Grupo B, e seu principal rival deve vir da fase prévia. Isso porque um dos possíveis adversários pode ser o Corinthians, que estreia na segunda fase do torneio e, caso avance, entrará na chave do Alviverde. Também estão no grupo o Bolívar, campeão do Apertura do Boliviano, e o Tigre, campeão da Copa da Superliga Argentina, mas que foi rebaixado à segunda divisão.
ATHLETICO-PR
O Furacão está no Grupo C, ao lado de dois tradicionais clubes campeões da Libertadores: o Peñarol, que foi cabeça de chave, e o Colo-Colo. O Carbonero, no entanto, caiu na fase de grupos em suas últimas sete participações. Os chilenos foram às quartas em 2018 e são vice-campeões nacionais. O terceiro integrante da chave vem da fase prévia e será um boliviano, que só será definido ao término do Clausura no país.
SÃO PAULO
O São Paulo está no Grupo D, cujo cabeça de chave foi o atual vice-campeão e finalista de três das últimas cinco Libertadores: o River Plate. Além do Millonario, de Marcelo Gallardo, o Tricolor vai encarar a LDU, que chegou às quartas de final na edição passada e é vice-campeã equatoriana, e o Binacional, jovem clube peruano que estreará na Libertadores.
GRÊMIO
O Grêmio está no Grupo E, ao lado do campeão chileno, a Universidad Católica, que foi eliminada na fase de grupos em suas três últimas participações. O América de Cali é outro rival. O tradicional time colombiano retorna à Libertadores após 11 anos. O terceiro integrante da chave sairá da fase prévia e pode ser... o Internacional.
SANTOS
O Santos entrou no Grupo G da Libertadores, cujo cabeça de chave é o Olimpia, atual tetracampeão paraguaio e tri do torneio continental. O Peixe também vai encarar o campeão equatoriano Delfín, que irá para sua terceira participação. O Defensa y Justicia é o quarto integrante da chave e está classificado por ser o atual vice-campeão argentino, mas sua equipe mudou bastante desde a histórica campanha na última temporada.
CORINTHIANS
O Corinthians está na fase prévia da Libertadores e terá que passar por dois confrontos de mata-mata para entrar na fase de grupos. Estreia contra o Guaraní, quarto na tabela acumulada do Paraguaio, ou um time da Bolívia. O representante boliviano sairá da liga nacional no país, que está atrasada devido aos protestos na região. Depois, o Timão pega Cerro Largo-URU ou Palestino e, se passar, entra no grupo do Palmeiras.
INTERNACIONAL
O Internacional também está na fase prévia e estreia contra um representante chileno. O rival será Unión Española ou Universidad de Chile, que fazem uma das semifinais da Copa do Chile e jogarão apenas em janeiro. O vencedor do confronto se classifica para a Libertadores, visto que a outra semifinal é entre dois times já garantidos no torneio continental. Se passar, o Inter pega Macará, do Equador, ou Tolima, da Colômbia. Caso supere todas as fases, entra no grupo do Grêmio.