Na última quarta-feira, o Palmeiras assegurou o título do Campeonato Brasileiro ao empatar por 1 a 1 com o Cruzeiro. Como resultado, o Verdão se tornou o adversário confirmado do São Paulo, vencedor da Copa do Brasil, na Supercopa do Brasil, agendada para fevereiro de 2024.
Ao longo desta temporada, as equipes se enfrentaram em quatro ocasiões. O Palmeiras saiu vitorioso nas duas pelo Brasileirão, com placares de 2 a 0 no Morumbi e 5 a 0 no Allianz Parque. No entanto, o Tricolor superou o rival nos dois confrontos da Copa do Brasil, com resultados de 1 a 0 e 2 a 1, eliminando a equipe de Abel Ferreira, e posteriormente, conquistou o título de forma inédita.
No geral, o confronto entre Palmeiras e São Paulo é equilibrado, com 316 jogos, 106 vitórias palmeirenses, 110 vitórias são-paulinas e 100 empates. Em competições eliminatórias, entretanto, o Tricolor leva a vantagem, com 16 classificações são-paulinas contra cinco do Palmeiras.
O Palmeiras só conseguiu superar o São Paulo em jogos eliminatórios no Torneio Laudo Natel de 1972, no Campeonato Brasileiro de 2000, nos Campeonatos Paulistas de 2008 e 2022, além da Copa Libertadores de 2021, conquistando quatro títulos nessas oportunidades.
Esta será a terceira participação do Palmeiras na Supercopa do Brasil desde sua reintrodução no calendário brasileiro. O clube foi vice-campeão em 2021 contra o Flamengo e conquistou o título ao derrotar o Rubro-Negro em 2023. Por outro lado, o São Paulo participará do torneio de forma inédita.