Com a definição dos últimos classificados para a Olimpíada de Tóquio no último fim de semana, ficaram estabelecidos os grupos do vôlei para o evento, que começa no dia 24 de julho, no Japão. Informações do Globo Esporte.
A seleção masculina do Brasil, líder do ranking mundial, acabou em uma chave mais difícil, com as presenças de Rússia (5º do ranking), Argentina(6º), França (9º) e EUA (2º), todos fortes candidatos ao título, além da Tunísia. Já as mulheres, em quarto no ranking, enfrentam uma chave menos complicada, com a Sérvia (3ª), uma das favoritas, além de equipes consideradas medianas como Japão (7ª), Coreia (9º) e República Dominicana (10ª), e a fraca seleção do Quênia (19ª).
No masculino o Brasil vai em busca da quarta medalha de ouro em Olimpíadas e chegará como atual campeão da Copa do Mundo, título conquistado em outubro do ano passado. No feminino, elas vão lutar pelo terceiro título olímpico, mas não chegam no status de favoritas, já que ficaram em quarto na Copa do Mundo, em outubro, e sétima no Mundial de 2018.
Os grupos dos Jogos Olímpicos são divididos com base no ranking mundial. Há, porém, uma dúvida de como vai ser considerada a classificação da Rússia, que pode ter que disputar os Jogos sob bandeira neutra (sem ranking) ou até ficar fora dos Jogos de Tóquio, por causa do escândalo de doping que envolve o país. Por esse motivo ainda pode haver alterações nas chaves.
Grupos da Olimpíada no vôlei masculino
Grupo A
Japão
Polônia
Itália
Venezuela
Canadá
Irã
Grupo B
Brasil
Rússia
França
Argentina
EUA
Tunísia
Grupos da Olimpíada no vôlei feminino
Grupo A
Japão
Sérvia
Brasil
Coreia
República Dominicana
Quênia
Grupo B
China
EUA
Rússia
Itália
Argentina
Turquia