O Fluminense criou pouco, mas contou com uma atuação decisiva de Darío Conca para bater o Grêmio por 2 a 0, nesta quinta-feira, no Engenhão, e se manter na liderança do Campeonato Brasileiro. O argentino fez os dois gols - um deles, uma pintura - e derrubou uma série invicta de nove jogos da equipe gaúcha na competição.
Com o resultado, o time das Laranjeiras chegou a 57 pontos, três a mais que Corinthians (que empatou por 1 a 1 com o Flamengo na quarta) e Cruzeiro (que ainda enfrenta o Grêmio Prudente neste sábado). Já o Grêmio parou nos 47 pontos e caiu para a nona posição na tabela.
Sem Deco, Rodriguinho e Emerson, o técnico Muricy Ramalho inovou no esquema do Fluminense, escalando Júlio César aberto pela direita, Marquinho pela esquerda e Conca encostando em Washington pelo meio. Do outro lado, Renato Gaúcho armou o time com Souza e Lúcio no meio, auxiliando tanto Vilson na marcação quanto Douglas na armação.
A partida começou aberta, com os cariocas tendo mais posse de bola. Porém, com três meias canhotos, o time tendia a atacar demais pela esquerda, facilitando a marcação. No contragolpe, o Grêmio quase abriu o placar aos 17min: Vilson apareceu de surpresa na área adversária, Leandro Euzébio tentou cortar e chutou em cima de Gum, por pouco não causando um gol contra bizarro.
No minuto seguinte, Conca tirou o zero do marcador com um golaço. O argentino recebeu de Mariano na entrada da área, girou e acertou um chute forte no ângulo, sem chances de defesa para Victor.
Conca quase repetiu a dose aos 23min, mas desta vez o goleiro gremista segurou firme. Com Washington isolado na frente e muita movimentação no meio, a equipe de Muricy era melhor no jogo, mas finalizava pouco. Já o Grêmio sofria com as atuações apagadas de Jonas e, principalmente, André Lima.
A equipe gaúcha se soltou mais no fim do primeiro tempo e assustou aos 37min, quando Souza chutou com perigo de fora da área e mandou perto da trave de Ricardo Berna. Quatro minutos depois, Jonas fez boa jogada e cruzou para a área, mas André Lima errou o alvo na cabeçada.
A segunda etapa começou da mesma forma: o Fluminense tocava a bola, mas não conseguia penetrar na defesa adversária e ameaçava pouco. Aos 9min, porém, Diguinho deu bom lançamento para Júlio César, que ganhou da zaga na corrida e finalizou cruzado para fora.
A grande chance para os visitantes veio aos 10min. André Lima recebeu levantamento na área em posição legal e, cara a cara com Ricardo Berna, cabeceou torto, por cima do travessão. Com 19min, um lance polêmico: Jonas disputou jogada com Leandro Euzébio na área e caiu, mas Heber Roberto Lopes mandou o jogo seguir.
A partir daí, o Grêmio passou a tomar conta da partida. Os donos da casa recuaram e não conseguiram mais manter a posse de bola, sofrendo com a marcação forte. Aos 28min, Lúcio desceu pela esquerda e cruzou para Júnior Viçosa - que havia substituído o apagado André Lima - mas o desvio do atacante foi para fora.
Em um erro de saída de bola, porém, os visitantes tomaram o segundo gol. Thiaguinho roubou a bola, Conca conduziu e tocou para Washington; o camisa 99 chutou errado, mas o próprio Conca apareceu na segunda trave, onde só teve o trabalho de empurrar para as redes e definir o triunfo dos líderes.
FICHA TÉCNICA
Fluminense 2 x 0 Grêmio
Gols
Fluminense: Conca, aos 18min do 1º tempo e aos 37min do 2º tempo
Ponto Forte do Fluminense
Grande atuação de Conca, que compensou a falta de entrosamento do time com brilho individual
Ponto Forte do Grêmio
Marcou bem no meio de campo e tomou conta do jogo em boa parte do segundo tempo
Ponto Fraco do Fluminense
Com um esquema novo, mostrou-se perdido em alguns momentos e sofreu para furar a defesa gremista
Ponto Fraco do Grêmio
Atuação abaixo da média do artilheiro Jonas e de André Lima, que perdeu um gol incrível
Personagem do jogo
Conca, que chamou a responsabilidade e fez os dois gols da vitória
Lance polêmico
Jonas reclamou de pênalti em lance com Leandro Euzébio aos 19min do segundo tempo
Lance bizarro
Fernando Bob acertou uma bolada no árbitro Heber Roberto Lopes aos 12min do primeiro tempo, deixando o juiz sem ar por alguns segundos
Esquema Tático do Fluminense
4-2-3-1
Ricardo Berna; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Diguinho (Belletti) e Fernando Bob (Valencia); Júlio César (Thiaguinho), Conca e Marquinho; Washington. Técnico: Muricy Ramalho
Esquema Tático do Grêmio
4-3-1-2
Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos (Gilson); Souza (Diego Clementino), Vilson e Lúcio; Douglas; Jonas e André Lima (Júnior Viçosa). Técnico: Renato Gaúcho
Cartões amarelos
Fluminense: Washington, Diguinho, Gum e Ricardo Berna
Grêmio: Rafael Marques, Souza, Douglas, André Lima e Gilson
Árbitro
Heber Roberto Lopes (Fifa/PR)
Local
Estádio do Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)