Flamengo e Palmeiras entraram em campo na noite de terça-feira, pelo Campeonato Brasileiro, enfrentando Atlético-MG e Grêmio, respectivamente. A rodada poderia definir o título em favor do time rubro-negro. Na semana da final da Libertadores, marcada para sábado, em Lima, ambos os clubes enfrentaram o dilema de poupar jogadores sem abandonar a disputa pelo troféu nacional.
Com chance de ser campeão antecipado, o técnico rubro-negro escalou mais titulares. O empate por 1 a 1 não garantiu o título matematicamente, mas deixou o Flamengo ainda mais próximo da conquista.
Já Abel Ferreira, treinador alviverde, após declarar que o campeonato estava “entregue”, levou a campo uma equipe quase toda reserva, inserindo apenas alguns titulares no segundo tempo. O resultado foi a derrota por 3 a 2, aumentando a distância do troféu e reduzindo as chances de reação.
FLAMENGO
Filipe Luís escalou um time misto, com titulares como Rossi, Léo Pereira, Pulgar e Danilo, que pode substituir Léo Ortiz na final. O Flamengo fez um bom primeiro tempo, mas o Atlético-MG abriu o placar.
Buscando a virada e o título, o técnico lançou Arrascaeta, Jorginho e Bruno Henrique. O rubro-negro empatou nos minutos finais com o camisa 27, ficando mais perto da taça, mas acabou desgastando jogadores para a decisão da Libertadores.
- Rossi - 106 minutos
- Léo Pereira - 106 minutos
- Danilo - 106 minutos
- Pulgar - 106 minutos
- Luiz Araújo - 74 minutos (saiu aos 28 do 2º tempo)
- Carrascal - 53 minutos (saiu aos 7 do 2º tempo)
- Arrascaeta - 43 minutos (entrou aos 7 do 2º tempo)
- Jorginho - 43 minutos (entrou aos 7 do 2º tempo)
- Bruno Henrique - 51 minutos (entrou na volta do 2º tempo)
- Alex Sandro - (relacionado, mas não entrou)
- Varela - (relacionado, mas não entrou)
- Saúl - (relacionado, mas não entrou)
PALMEIRAS
Após praticamente jogar a toalha, Abel Ferreira poupou 11 jogadores contra o Grêmio para focar na Libertadores. O Palmeiras iniciou com apenas três titulares ocasionais — Emiliano Martínez, Maurício e Felipe Anderson — e chegou a abrir o placar com Facundo Torres.
O time levou a virada, e Abel acionou Andreas Pereira e Allan no segundo tempo. No fim, descontou para 3 a 2, mas viu o título ainda mais distante.
- Emiliano Martínez - 104 minutos
- Felipe Anderson - 104 minutos
- Aníbal Moreno - 81 minutos (saiu aos 32 do 2º tempo)
- Maurício - 70 minutos (saiu aos 21 do 2º tempo)
- Andreas Pereira - 22 minutos (entrou aos 32 do 2º tempo)
- Allan - 22 minutos (entrou aos 32 do 2º tempo)
- Piquerez - (relacionado, mas não entrou).