Em uma reunião de menos de duas horas na quinta-feira, John Textor escolheu Renato Paiva como novo treinador do Botafogo, após 55 dias de busca. O acordo, oficializado na madrugada de sexta, teve origem em janeiro, quando Paiva foi indicado a Textor por um intermediário.
John Textor considerou outros nomes, como André Jardine, Tite, Roberto Mancini e Crespo, mas nenhum fechou acordo. Com poucas opções no mercado, Renato Paiva, que já havia sido cogitado, retornou ao radar e foi escolhido por alinhar suas ideias com as de Textor.
Na quarta-feira, um empresário falou com Alessandro Brito sobre a possibilidade de Paiva, o que levou a uma conversa positiva. Textor, então, marcou uma reunião com o português para fechar o acordo. A reunião ocorreu na quinta-feira, por volta das 17h, enquanto o elenco fazia a preleção para a final. Antes das 19h, Renato Paiva já havia acertado os termos do contrato com o Botafogo.
Textor se agradou do estilo ofensivo de jogo de Renato Paiva, alinhado com sua visão para o clube. A experiência do português na base do Benfica também foi destacada. Fluente em inglês e espanhol, Paiva não precisou de intérprete, o que, segundo Textor, facilitará sua comunicação com os jogadores.
Renato Paiva assinou contrato até dezembro de 2026. O último trabalho do português foi no Toluca, do México. Antes, passou por Bahia, León, Independiente del Valle e Benfica B.