O julgamento de Jonathan Messias Santos da Silva teve início nesta segunda-feira (19), no plenário 3 do Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo. Aos 35 anos, o integrante da torcida organizada FlaManguaça é acusado de ser o responsável por arremessar a garrafa que vitimou Gabriela Anelli, de 23 anos, durante um confronto entre torcedores de Palmeiras e Flamengo, ocorrido em julho de 2023, nas imediações do Allianz Parque.
A sessão prevê o depoimento de dez testemunhas, além do interrogatório do próprio réu. Jonathan está preso preventivamente desde agosto de 2023 e responde por homicídio doloso com dolo eventual — quando o acusado, mesmo sem intenção direta de matar, assume o risco de provocar a morte.
Sem imagens do julgamento
A cobertura do julgamento pela imprensa foi autorizada apenas para registros escritos. Ficou proibida a captação de imagens ou vídeos, tanto no plenário quanto em outras áreas internas do fórum.
Em entrevista ao jornal Lance!, os pais de Gabriela, Dilcilene Prado Anelli e Ettore Marchiano Neto, falaram sobre o amor da filha pelo Palmeiras e clamaram por justiça. “Eu agradeço pela oportunidade de pedir justiça. (…) Quem conheceu a Gabriela jamais vai esquecer quem ela era. É difícil falar dela. O júri está bem próximo, é nos dias 19 e 20 de maio. Meu pedido é de justiça, não só para mim, mas para todas as mães”, disse Dilcilene. “Aprendi com o luto uma questão de amor incondicional. A gente, quando é mãe, ama. Mas, quando a gente perde… nós não temos noção do que é um amor de verdade. Não temos de volta esse amor.”
Gabriela foi atingida por estilhaços de uma garrafa de vidro no pescoço, na Rua Padre Antônio Tomás, área que separava as torcidas. Ela foi socorrida e levada à Santa Casa, no centro de São Paulo, mas sofreu duas paradas cardíacas e faleceu dois dias depois, em decorrência de uma “hemorragia aguda externa traumática”. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), Jonathan foi identificado por câmeras de segurança, com apoio de drones e perícia do Instituto de Criminalística.