O técnico Carlo Ancelotti divulgou, nesta segunda-feira (3), a lista de convocados da Seleção Brasileira para os amistosos contra Senegal e Tunísia, que serão realizados na Europa. As partidas, marcadas para os dias 15 e 18 de novembro, respectivamente, serão os últimos compromissos do Brasil em 2025, e servirão como etapa final de preparação para o Mundial de 2026.
A Seleção enfrenta Senegal no Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra), e encerra o ano diante da Tunísia, no Stade Pierre-Mauroy, em Lille (França). A delegação brasileira se apresenta na segunda-feira, dia 10, para iniciar os treinos sob o comando da comissão técnica.
veja a Lista de convocados
- Goleiros: Bento (Al Nassr), Ederson (Fenerbahçe) e Hugo Souza (Corinthians)
- Defensores: Alex Sandro (Flamengo), Caio Henrique (Mônaco), Danilo (Flamengo), Éder Militão (Real Madrid), Fabrício Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG), Luciano Juba (Bahia), Paulo Henrique (Vasco), Wesley (Roma)
- Meias: Andrey Santos (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Fabinho (Al Ittihad), Lucas Paquetá (West Ham)
- Atacantes: Estevão (Chelsea), João Pedro (Chelsea), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Vinícius Jr. (Real Madrid), Vitor Roque (Palmeiras)
Caminho até o Mundial
Ancelotti tem utilizado os amistosos para consolidar a base do elenco que deve disputar a Copa do Mundo de 2026, que acontecerá em México, Canadá e Estados Unidos, com início no dia 11 de junho e encerramento em 19 de julho.
Nos últimos compromissos, o Brasil goleou a Coreia do Sul por 5 a 0, mas foi derrotado por 3 a 2 pelo Japão. O técnico italiano quer chegar aos amistosos de março de 2026, contra França e Croácia, com poucas dúvidas sobre a convocação final. A ideia é que a lista da Copa, a ser divulgada em maio, sofra apenas ajustes pontuais por conta de eventuais lesões.
Equilíbrio entre experiência e juventude
A nova convocação mescla nomes experientes, como Casemiro, Marquinhos, Alisson e Vinícius Júnior, com jovens em ascensão, como Estevão, Vitor Roque e Andrey Santos. A presença de jogadores que atuam em clubes brasileiros, como Alex Sandro e Danilo (Flamengo), também mostra a intenção de Ancelotti de observar atletas que se destacam no cenário nacional.
Foco total na preparação
Com o ciclo se aproximando do fim, Ancelotti e sua comissão buscam definir não apenas a espinha dorsal do elenco, mas também o estilo de jogo que será levado ao Mundial. Os duelos contra Senegal e Tunísia, ambos de seleções com boa força física e organização tática, devem servir como ensaio para situações que o Brasil poderá enfrentar na fase de grupos da Copa.