Os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro foram anunciados nesta quinta-feira por Mano Menezes, técnico da Seleção, em cerimônia realizada no Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Ao lado do coordenador das divisões de base da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ney Franco, Mano divulgou os três finalistas a cada uma das 15 categorias do Prêmio Craque do Brasileirão 2011 - além das 11 posições de jogadores, há também o melhor técnico, melhor árbitro, revelação e craque da galera.
Além dos atletas já esperados na relação - como Neymar, Dedé, Fred, Borges e Leandro Damião - o maior destaque ficou por conta da grande presença de representantes do Figueirense. Foram cinco nomes da surpresa catarinense na lista: o técnico Jorginho, o lateral direito Bruno, o lateral esquerdo Juninho, o atacante Júlio César e o meia-atacante Wellington Nem, que concorre como revelação.
Outras duas peculiaridades da lista envolveram equipes cariocas. Estranhamente, o Flamengo conta com dois jogadores concorrendo à posição de meia esquerda: Ronaldinho, que atua aberto por este lado no ataque rubro-negro, e Thiago Neves, que cai mais pela direita. Já os treinadores vascaínos Ricardo Gomes e Cristovão Borges concorrem como um só nome ao prêmio de melhor técnico - ex-auxiliar, Cristovão substituiu Ricardo quando este sofreu um AVC em agosto.
O prêmio é uma parceria da CBF com a Rede Globo, e os finalistas são definidos por um júri composto por jogadores, técnicos, jornalistas e ex-jogadores. As notas para os atletas são dadas por esse colégio eleitoral a cada rodada. A exceção é o prêmio de craque da galera, definido exclusivamente por meio de votação dos torcedores.
A entrega dos prêmios aos vencedores de cada categoria acontece no dia 5 de dezembro, no Auditório do Ibirapuera, também em São Paulo, com apresentação dos globais Luciano Huck e Tiago Leifert. Esta é a sétima edição do Prêmio Craque do Brasileirão, que começou a ser organizado em 2005 e pela primeira vez não terá sua premiação realizada no Rio de Janeiro.
Confira os finalistas em cada categoria
Goleiro
Fernando Prass (Vasco)
Jefferson (Botafogo)
Júlio César (Corinthians)
Lateral direito
Bruno (Figueirense)
Fagner (Vasco)
Mariano (Fluminense)
Zagueiro pela direita
Antônio Carlos (Botafogo)
Dedé (Vasco)
Rhodolfo (São Paulo)
Zagueiro pela esquerda
Emerson (Coritiba)
Leandro Castán (Corinthians)
Réver (Atlético-MG)
Lateral esquerdo
Cortês (Botafogo)
Juninho (Figueirense)
Kleber (Internacional)
Volante pela direita
Arouca (Santos)
Ralf (Corinthians)
Rômulo (Vasco)
Volante pela esquerda
Marcos Assunção (Palmeiras)
Paulinho (Corinthians)
Renato (Botafogo)
Meia direita
Deco (Fluminense)
Diego Souza (Vasco)
Lucas (São Paulo)
Meia esquerda
Montillo (Cruzeiro)
Ronaldinho (Flamengo)
Thiago Neves (Flamengo)
Atacante 1
Júlio César (Figueirense)
Leandro Damião (Internacional)
Neymar (Santos)
Atacante 2
Borges (Santos)
Fred (Fluminense)
Loco Abreu (Botafogo)
Revelação
Cortês (Botafogo)
Leandro Damião (Internacional)
Wellington Nem (Figueirense)
Craque da galera
Dedé (Vasco)
Liedson (Corinthians)
Neymar (Santos)
Técnico
Jorginho (Figueirense)
Ricardo Gomes/Cristovão Borges (Vasco)
Tite (Corinthians)
Árbitro
Leandro Vuaden (RS)
Paulo César de Oliveira (SP)
Sandro Meira Ricci (DF)