A inflacionada folha salarial de R$ 7,5 milhões por mês, somada à presença de craques como Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love, não foi suficiente para garantir bons resultados ao Flamengo no primeiro semestre de 2012. Com a derrota para o Vasco no último domingo, por 3 a 2, o clube deu adeus ao Campeonato Carioca, somou mais uma eliminação na temporada e amargou a marca de único time da elite do futebol brasileiro a ganhar "férias forçadas" neste início de ano.
O time rubro-negro, que já havia sido eliminado da Copa Libertadores, ficará quatro semanas sem disputar uma partida oficial e só voltará aos campos no próximo dia 20 de maio, na estreia do Campeonato Brasileiro, para enfrentar o Sport. Enquanto isso, todos os outros times da série A estarão envolvidos com pelo menos uma competição.
No intervalo, além dos ajustes dentro de campo para o recomeço da temporada, o clube irá buscar soluções para os erros de planejamento fora das quatro linhas. Mesmo descartando momentaneamente uma saída do técnico Joel Santana, a diretoria se movimenta para a contratação de um executivo para comandar o departamento de futebol.
Enquanto se garante no comando técnico da equipe, Joel já traça planos para as férias. "Queríamos ir longe nas duas competições, mas não deu. Agora é sentar com calma, conversar, planejar tudo certinho e se preparar para o Brasileiro. Teremos pouco mais de 20 dias e vamos revitalizar o grupo com algumas situações", avaliou o treinador, adiantando que irá pedir reforços à diretoria.
"Precisamos de peças de reposição, isso está muito claro. Acredito que a diretoria já irá acertar isso para semana que vem. Já temos uma ideia mais ou menos clara e agora vamos executar. Temos que aproveitar esse tempo para não errar novamente", alertou Joel.