Mais de duas décadas depois de sua saída, José Mourinho está de volta ao Benfica. O português de 62 anos foi anunciado na manhã desta quinta-feira (18) como o novo treinador dos Encarnados, substituindo Bruno Lage, demitido após a derrota por 3 a 2 para o Qarabağ na Champions League. O contrato de Mourinho com o clube vai até o final da temporada 2026/27, e a estreia do “Special One” pode acontecer já no próximo sábado (20), contra o AVS, fora de casa, pelo Campeonato Português.
Mourinho retorna a Portugal depois de 21 temporadas, desde que deixou o Porto após a histórica conquista da Liga dos Campeões em 2003/04. Desde então, construiu uma carreira vitoriosa em grandes clubes europeus, consolidando-se como um dos técnicos mais renomados do futebol mundial.
Após o título europeu com o Porto, Mourinho seguiu para o Chelsea, onde conquistou duas Premier Leagues, duas Copas da Liga Inglesa, uma Copa da Inglaterra e uma Supercopa. Depois, brilhou na Inter de Milão, ganhando quatro títulos nacionais e outra Liga dos Campeões, em 2009/10. Seu sucesso o levou ao Real Madrid, onde treinou estrelas como Cristiano Ronaldo, conquistando a Copa do Rei (2010/11) e a La Liga (2011/12).
Após sua passagem pelo Real, Mourinho voltou ao Chelsea, somando mais uma Premier League e uma Copa da Liga ao seu currículo. Entretanto, sua carreira sofreu altos e baixos com passagens por Manchester United, Tottenham, Roma e Fenerbahçe, destacando-se principalmente pela conquista da Liga Europa (2016/17) e da Conference League (2021/22).