O Flamengo pode ganhar dois reforços de peso para o clássico contra o Fluminense, nesta quarta-feira, no Maracanã. Recuperado da lesão na coxa direita sofrida na semifinal da Libertadores, Jorginho voltou a treinar com o grupo nesta semana e deve ser relacionado. Quem também apresenta evolução é Léo Ortiz, que superou dores no tornozelo direito e voltou às atividades em campo, aumentando suas chances de estar à disposição.
Os retornos são considerados fundamentais pelo técnico Filipe Luís, que vive momento de briga acirrada na parte de cima da tabela e ainda lida com incertezas sobre a condição física de jogadores que voltarão de seus compromissos por seleções. Desde que se lesionaram, Ortiz em 18 de outubro e Jorginho em 29 de outubro, ambos não voltaram a jogar, mas responderam bem ao tratamento.
Além da dupla, o clube montou uma operação especial para tentar contar com os atletas convocados por Uruguai, Colômbia e Equador. Como essas seleções jogam amistosos nos Estados Unidos na terça-feira, o Flamengo fretou um avião particular para trazer Varela, Viña, Arrascaeta, Carrascal e Plata diretamente para o Rio na manhã de quarta.
Apesar do esforço logístico, a presença deles no clássico ainda não é garantida. A comissão técnica fará avaliações individuais, levando em conta minutagem, desgaste físico e tempo de viagem antes de definir quem terá condições de entrar em campo.