A Bolívia está a dois jogos de retornar a uma Copa do Mundo após mais de três décadas. A seleção garantiu vaga na repescagem intercontinental ao vencer o Brasil por 1 a 0 nesta terça-feira (09), na altitude de El Alto, pela última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Com a vitória, os bolivianos chegaram aos 20 pontos e terminaram na sétima colocação, ultrapassando a Venezuela, que foi goleada por 6 a 3 pela Colômbia.
O gol da vitória histórica foi marcado por Miguelito, jovem do América-MG, em cobrança de pênalti ainda no primeiro tempo. A última participação da Bolívia em um Mundial foi em 1994, nos Estados Unidos.
Com a vaga, a seleção boliviana se junta a outras cinco equipes que disputarão a repescagem intercontinental, entre elas a Nova Caledônia, representante da Oceania. Haverá ainda representantes da África, Ásia e América Central. O formato prevê semifinais entre quatro seleções sorteadas, enquanto as duas melhores colocadas no ranking da FIFA avançam direto às finais. A Bolívia, atualmente na 78ª posição, deve disputar uma das semifinais.
Duas seleções se classificarão para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá.