Cabeça de chave do Grupo C e contando com uma das melhores gerações da sua história, a Colômbia joga neste sábado, às 17h, no Maracanã, para ampliar a boa campanha na Copa do Mundo. Os colombianos venceram seus três jogos na primeira fase e podem se classificar às quartas de final de um Mundial pela primeira vez. O adversário nas oitavas será o Uruguai, que vem desfalcado de Luís Suárez e irritado por conta da suspensão de seu principal jogador.
O atacante recebeu um pesado gancho por conta de mordida no zagueiro italiano Giorgio Chiellini em jogo pela última rodada da fase de grupos. A punição aplicada pela Fifa tira Suárez de nove jogos com a seleção uruguaia, além de aplicar multa de 100 mil francos suíços (cerca de R$ 247 mil) e banir o atleta do futebol por quatro meses. Com isso, o jogador não pôde sequer seguir com seus companheiros e apoiá-los no estádio.
"Aos torcedores uruguaios, que estão comovidos como nós, dizer-lhes que estamos feridos, mas com uma força incrível e com muita rebeldia. Mais que nunca para o jogo, vamos que vamos", avisou o técnico Oscar Tabárez.
Se o Uruguai vai ter que aprender a se virar sem seu principal atacante, a Colômbia vem fazendo isso desde que a Copa começou. Sem Falcao García, que não conseguiu se recuperar de lesão no joelho, os colombianos apostaram no bom meio de campo formado por James Rodríguez e Juan Cuadrado para envolver seus adversários.
Com isso, a Colômbia pode fazer história e avançar às quartas de final pela primeira vez. O melhor resultado até hoje foi a presença nas oitavas de final da Copa de 1990, quando acabou eliminada pela equipe de Camarões comandada por Roger Milla.
Esperto, o técnico argentino José Pekerman fez questão de tirar o favoritismo de sua Colômbia para o jogo deste sábado. "Nós sempre pensamos no Uruguai, na força da equipe. É um time muito experiente, capacitado, com um grande técnico e com um ciclo de sucesso. Estou muito ocupado com a Colômbia", afirmou o treinador.
Tabárez também precisa se ocupar com o Uruguai para o duelo. O técnico terá que definir o substituto de Suárez, que pode ser tanto Cristian Stuani quanto Diego Forlán, ou então o treinador tem a opção de reforçar o meio de campo com a entrada de Gastón Ramírez, para congestionar a criação colombiana. Na defesa, Diego Lugano deve seguir fora por dores no joelho, o que mantém José Gimenez entre os titulares. Problemas que vão obrigar o Uruguai a jogar no limite para avançar às quartas.