Teresina foi palco de um dos maiores eventos de valorização da cultura popular em 2025: o Circuito Teresinense de Capoeira, que aconteceu no último sábado, dia 5 de julho, e contou com mais de 200 capoeiristas inscritos de diferentes regiões do Piauí.
Mais do que um evento esportivo, o Circuito de Capoeira é um verdadeiro encontro de história, resistência e identidade cultural. A programação teve, entre outras atividades, oficinas, rodas de conversa, cursos, competições e apresentações.
Diversos grupos de capoeira de todo o Piauí, participaram. “A capoeira é mais do que um jogo, é uma ferramenta de inclusão social, de fortalecimento da autoestima e de resgate da identidade afro-brasileira. Ter um evento como esse é valorizar a cultura e transformar realidades através do movimento”, afirmou um dos organizadores.
CAPOEIRA: UM PATRIMÔNIO
Reconhecida como patrimônio cultural imaterial brasileiro, a capoeira vai além da roda: ela conecta gerações, promove a disciplina, ensina história e cria oportunidades, principalmente para jovens em situação de vulnerabilidade social. No Piauí, o movimento capoeirista cresce a cada ano, com mestres e contramestres levando o ensinamento para escolas, bairros e comunidades.
O Circuito Teresinense de Capoeira 2025 é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Piauí (SECULT), com o apoio do Governo do Estado do Piauí, que vem investindo fortemente em projetos de valorização da cultura popular. O evento contou com a organização da OFC e teve patrocínio da Cajuí Eventos.