Um ambicioso projeto de futebol, com um investimento inicial de R$ 300 milhões, está em andamento em uma área rural de 42 hectares em Acopiara, uma cidade cearense com quase 45 mil habitantes. A iniciativa é liderada pela Blockchain Sports, um grupo empresarial bielorrusso cujo CEO é Saksonau Dzmitry, um magnata da tecnologia.
O objetivo central do projeto é descobrir novos talentos no futebol e promover o desenvolvimento econômico e social de Acopiara. As obras da Academia Blockchain Sports (ABS) estão em progresso desde agosto e incluem a construção de um complexo com dois campos sintéticos, um campo com grama natural, prédio administrativo, casas geminadas, escola, dormitórios, SPA, hotel, estádio, arquibancada e vestiários. A conclusão da obra está prevista para o ano de 2025.
Vale ressaltar que a academia atenderá um total de 150 adolescentes com idades entre 14 e 17 anos. Atualmente, 25 jovens já residem no complexo, alojados em um edifício administrativo com refeitório, seguindo uma rotina alimentar equilibrada desenvolvida por nutricionistas.
Lucas Mapurunga, gerente de projetos da Blockchain Sports, destaca o desejo de proporcionar uma estrutura completa para realizar os sonhos dos jovens talentos e enviar jogadores para mercados de futebol em todo o mundo. Ele ressalta que o estádio e o hotel são os únicos elementos programados para conclusão em 2025. O projeto já está impulsionando a economia local, gerando 500 empregos diretos.
Os 25 jovens foram selecionados em "peneiras" realizadas em várias regiões do Brasil, incluindo Ceará, Bahia, Espírito Santo, Piauí e Minas Gerais. O dia a dia dos adolescentes, treinamentos e progresso das obras são compartilhados diariamente no Instagram oficial da Academia (@bcs_academia).
Além de Acopiara, a Blockchain Sports planeja expandir o projeto para outras cidades cearenses, construindo polos de treinamento no futuro. O grupo tem se reunido com autoridades locais e figuras do esporte cearense, buscando parcerias. O ex-jogador cearense Jônatas, com experiência no Flamengo e Espanyol-ESP, está entre os treinadores, junto com profissionais de fisioterapia, preparação física, massagem e nutrição.
A escolha de Acopiara como sede do projeto milionário envolveu a colaboração entre o ex-jogador cearense Lima Demoura e o agente de futebol lituano Mindaugas Matula. A amizade entre eles resultou na conexão com Saksonau Dzmitry, que optou por investir no Brasil em virtude de sua rica cultura futebolística, geração de talentos e renome esportivo internacional. O projeto visa transformar não apenas a vida dos jovens atletas, mas também impulsionar a economia e a comunidade local.