O Mundial da MotoGP poderia ser decidido neste final de semana, no entanto, o resultado do Grande Prêmio da Malásia embolou ainda mais a disputa pelo título: Daniel Pedrosa venceu a sua terceira prova consecutiva e diminuiu para 23 pontos a diferença para o líder Jorge Lorenzo, que mais uma vez terminou na segunda colocação.
A prova no circuito de Sepang, no entanto, não chegou ao final. Uma forte chuva começou a cair sobre o autódromo e a competição precisou ser paralisada quando apenas 13 das 20 voltas previstas haviam sido completadas pelos pilotos. Mesmo assim, a direção de prova decidiu pela validade do GP e concedeu a pontuação completa aos pilotos em relação à posição que ocupavam no momento da paralisação.
Daniel Pedrosa, da Honda, largou na segunda colocação e conseguiu fazer a ultrapassagem sobre o rival da Yamaha na 11ª volta, quando a chuva começou a apertar. Apesar de ter mantido a ponta com o final antecipado da prova, a equipe Honda reclamou bastante da paralisação, já que o primeiro pedido para que ela acontecesse partiu de Lorenzo.
O espanhol se desequilibrou na 13ª volta, mas conseguiu evitar a queda e começou a sinalizar para que a corrida fosse interrompida devido às condições do asfalto. A direção atendeu ao pedido, para revolta dos dirigentes da Honda, que com a diminuição do ritmo de Lorenzo viam a possibilidade de que ele fosse alcançado pelo segundo piloto da escuderia japonesa, Casey Stoner, que com a bandeira vermelha terminou a prova na terceira colocação.
Restando duas etapas para o encerramento do Mundial, Jorge Lorenzo segue liderando a classificação geral com 330 pontos, 27 a mais do que o seu compatriota Dani Pedrosa, que é seguido pelo seu companheiro de Honda, que mesmo sem ter participado de três etapas do campeonato soma 213 pontos e é o terceiro colocado.
Sem tempo para descanso, os pilotos da MotoGP voltam às pistas na semana que vem, para a disputa do Grande Prêmio da Austrália, no circuito de Philip Island.
Confira a classificação do GP da Malásia de MotoGP:
1º Dani Pedrosa (ESP/Honda) - 29min29s049
2º Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) - a 3s774
3º Casey Stoner (AUS/Honda) - a 7s144
4º Nicky Hayden (EUA/Ducati) - a 10s518
5º Valentino Rossi (ITA/Ducati) - a 16s759
6º Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda) - a 17s276
7º Héctor Barberá (ESP/Pramac Ducati) - a 50s282
8º Aleix Espargaró (ESP/Aspar ART-Aprilia) - a 51s585
9º James Ellison (ING/Paul Bird ART-Aprilia) - a 56s676
10º Karel Abraham (TCH/Cardion AB Ducati) - a 57s622
11º Danilo Petrucci (ITA/Ioda-Aprilia) - a 1min02s805
12º Michele Pirro (ITA/Gresini FTR-Honda) - a 1min0s2891
13º Andrea Dovizioso (ITA/Tech 3 Yamaha) - a 1min28s989
14º Roberto Rolfo (ITA/Speed Master ART-Aprilia) - não completou
15º Stefan Bradl (ALE/LCR Honda) - não completou
16º Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) - não completou
17º Randy de Puniet (FRA/Aspar ART-Aprilia) - não completou
18º Iván Silva (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) - não completou
19º Colin Edwards (EUA/Forward Suter-BMW) - não completou
20º Ben Spies (EUA/Yamaha) - não completou