A Riot Games anunciou nesta terça-feira como será o cenário competitivo de Valorant no próximo ano. O circuito profissional do FPS, batizado de Champions Tour, terá três tipos de competições: as de acesso (Challengers), as regionais (Masters) e um mundial (Champions) a ser realizado em dezembro. O Brasil tem duas vagas garantidas no mundial e pode chegar a ter três equipes na competição. Informações do site GloboEsportes.com
Até chegar no mundial, serão realizados três ciclos de Challengers e Masters. O primeiro será dividido em três torneios com oito equipes cada, classificadas por meio de qualificatórias abertas. Os melhores passam para a final Challenger, que também reunirá oito equipes e dará vagas para o Masters seguinte.
Os Masters terão competições globais com 16 times na batalha por pontos que vão determinar a classificação para o Champions. A organização que vencer a última edição desse campeonato no ano estará automaticamente classificada para o mundial, e a região dela receberá uma vaga extra.
Devido à atual situação da pandemia de coronavírus, a Riot afirmou que, enquanto viagens internacionais estiverem afetadas, os Masters serão limitados a competições regionais similares ao First Strike, primeiro campeonato de Valorant.
Ao fim do último Masters, uma série de Classificatórias Finais darão às equipes a última chance de se classificar para o mundial. Serão realizadas quatro destas disputas, que darão vaga para uma equipe por continente.
O Champions será um torneio de duas semanas com as 16 melhores equipes do mundo em que uma sairá com o título de campeã mundial de Valorant.
A desenvolvedora não divulgou como será feita a distribuição de pontos ou os valores de premiação.