CBF reconhece título de 1937 e Atlético MG se torna tricampeão brasileiro

Depois de muita espera a Confederação Brasileira de Futebol reconheceu o clube como tricampeão brasileiro

Clube é eleito tricampeão brasileiro | Reprodução - Foto: Divulgação/Atlético-MG
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nesta sexta-feira, 25 de agosto, a Confederação Brasileira de Futebol emitiu o aguardado reconhecimento ao Atlético-MG como tricampeão brasileiro. A notícia se refere à decisão de considerar o título de "campeão dos campeões" de 1937 como uma conquista nacional equivalente à Série A do Campeonato BrasileiroCom essa validação, o Atlético-MG alcança o tricampeonato e reassume sua posição como o primeiro campeão nacional.

No ano passado, o Atlético submeteu um extenso dossiê à CBF, buscando o reconhecimento da sua vitória no Campeonato de 1937 como o primeiro Campeonato Brasileiro. O clube tinha o desejo de obter um reconhecimento justo como o que ocorreu no ano de 2010, quando a CBF reconheceu os vencedores da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como campeões nacionais.

Dentro do dossiê apresentado pelo Atlético, foram inclusos recortes de jornais da época que destacavam o clube como "campeão dos campeões". Esse termo também faz parte do hino alvinegro, criado por Vicente Motta. O torneio de 1937 foi organizado pela Federação Brasileira de Futebol (FBF) e reuniu clubes que foram campeões estaduais como o Fluminense (Rio de Janeiro), Rio Branco (Espírito Santo) e Portuguesa (São Paulo), além de convidados como Liga da Marinha e Aliança, que foram eliminados na fase preliminar do torneio.

Embora o Fluminense fosse tido como favorito em 1937, o Atlético superou as expectativas e venceu a equipe carioca. Mesmo perdendo por 6 a 0 na estreia, o time alvinegro teve apenas essa derrota durante a competição. Após uma sequência de quatro vitórias, o Atlético assegurou o título. Vale lembrar ainda que o atacante Paulista foi o artilheiro do torneio, com oito gols.

Com esse reconhecimento, o Atlético-MG conquista o tricampeonato nacional, somando-se às vitórias em 1971 e 2021. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, formalizou essa decisão, recebendo representantes do clube na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Na reunião estavam presentes o presidente do Atlético-MG, Sérgio Coelho, o vice-presidente José Murilo Procópio, o investidor Rubens Menin, o presidente do Conselho Deliberativo Ricardo Guimarães e algumas autoridades do estado do clube, Minas Gerais.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES