SEÇÕES

CBF pede vitória do Fortaleza à Conmebol após confusão no Chile

Dois torcedores morreram e partida foi suspensa após invasão de campo no jogo entre Colo-Colo e Fortaleza, pela Libertadores. Entidade cobra vitória por 3 a 0 para o clube brasileiro.

Torcedores do Colo-Colo invadiram o campo do estádio Monumental | Foto: AFP
Siga-nos no

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entrou com um pedido oficial à Conmebol solicitando a vitória do Fortaleza por 3 a 0 sobre o Colo-Colo, após a partida entre as equipes pela fase de grupos da Libertadores ser interrompida por uma invasão de campo e graves incidentes no estádio Monumental de Santiago, no Chile. A confusão resultou na morte de dois torcedores chilenos.

O documento foi enviado ainda na madrugada desta sexta-feira (11), às 2h10, diretamente ao Diretor de Competições da Conmebol, Fred Nantes. Em nota, a CBF prestou solidariedade ao Fortaleza e aos torcedores presentes no estádio e responsabilizou o clube chileno pelo caos registrado dentro e fora de campo, com base nos artigos 6 e 24 do Código Disciplinar da entidade sul-americana.

Jogo interrompido e violência nas arquibancadas

A partida, válida pela segunda rodada da fase de grupos, foi suspensa na noite de quinta-feira (10), quando o placar ainda marcava 0 a 0. Durante o segundo tempo, torcedores do Colo-Colo quebraram o vidro que separava a arquibancada do gramado e invadiram o campo, forçando a paralisação do jogo.

O atacante Deyverson, do Fortaleza, que estava no banco de reservas, mostrou objetos lançados pela torcida chilena contra os jogadores e a arbitragem. A situação fugiu do controle da segurança do estádio, e a arbitragem optou por encerrar a partida.

Mortes e posicionamento da CBF

Segundo as autoridades locais, dois torcedores do Colo-Colo morreram nas imediações do estádio durante os confrontos, agravando ainda mais o cenário da noite violenta em Santiago. Os nomes das vítimas não foram divulgados.

Em nova manifestação enviada às 9h15 da manhã desta sexta, a CBF ratificou o pedido e encaminhou aos Órgãos Judiciais da Conmebol a denúncia formal para que o Fortaleza seja declarado vencedor da partida por W.O., com placar de 3 a 0, conforme previsto no regulamento em casos de falha do clube mandante na garantia da segurança do evento.

veja a nota oficial na íntegra

"A CBF lamenta profundamente a morte dos dois torcedores chilenos e os episódios de violência ocorridos na partida entre Colo-Colo e Fortaleza, realizada na quinta-feira (10), em Santiago, pela Libertadores. Logo após a suspensão da partida, a entidade manteve contato com o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, dando todo o suporte necessário ao clube desde então.

A CBF informa também que enviou, na madrugada desta sexta-feira (11), às 2h10, ao Diretor de Competições da Conmebol, Fred Nantes, um documento salvaguardando os interesses do filiado e pedindo a vitória ao Fortaleza pelo placar de 3 a 0, em razão da responsabilidade do clube mandante, de acordo com o previsto no artigo 6, item 3, “g” e 24, item 2 do Código Disciplinar da Conmebol.

Na manhã desta sexta, às 9h15, a CBF ratificou a decisão e enviou a denúncia (em anexo) aos Órgãos Judiciais da Conmebol fundamentando o pedido para o clube cearense ser declarado vencedor da partida."

Agora, a decisão sobre o resultado do jogo e possíveis sanções ao Colo-Colo está nas mãos da Conmebol. O Fortaleza aguarda o desfecho do caso para saber como ficará sua situação no grupo da competição.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também