A CBF vai agora inserir punições por racismo no seu Regulamento Geral de Competições (RGC). A decisão foi anunciada durante reunião do Conselho Técnico de Clubes, que esteve reunido na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
E vale lembra que as penas serão gradativas. A medida que houver reincidência haverá rigor, como, multa de cerca de R$ 500 mil (o valor exato ainda será publicado no RGC). Se o mesmo clube voltar a ser envolvido num caso de racismo, a pena é de perda de mando ou jogar no estádio fechado. Pode ainda ter perda de pontos. Maiores detalhes ainda serão divulgados pela CBF.
Regulamento
O Regulamento Geral de Competições da CBF vale para todos os campeonatos geridos pela entidade. Entre eles, estão o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Supercopa do Brasil. Os Estaduais, de responsabilidade das federações locais, não serão afetados.
Maiores detalhes, como o valor da multa e a quantidade de pontos excluídos, ainda serão divulgados pela própria CBF.
Comissão
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu pela criação de uma comissão permanente para discutir medidas no combate ao racismo e à violência no futebol brasileiro. A comissão é composta por 46 membros, representando instituições como a Fifa, Conmebol, as federações brasileiras de futebol e o Ministério Público.