
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu os critérios para escolher o próximo treinador da seleção brasileira. Com a busca direcionada a um nome estrangeiro, a entidade já avalia quatro opções e analisa a viabilidade de contratação.
De acordo com o jornalista André Rizek, do SportTV, os nomes em pauta são Jorge Jesus, Abel Ferreira, Carlo Ancelotti e José Mourinho.
Eu vou confirmar para vocês quatro nomes que estão na mesa da CBF. Os quatro nomes são os preferidos e estão sendo avaliados. Tenho para mim que o preferido deles é o Jorge Jesus. O principal nome, o mais plausível, é o Jesus. Mas, além dele, tem o Abel Ferreira, Carlo Ancelotti e a novidade, que não foi falada ainda: José Mourinho entrou na lista de nomes avaliados — revelou Rizek.
Interesse em Ancelotti é antigo
A CBF já tentou contratar Carlo Ancelotti no ano passado, mas a negociação não avançou. O técnico italiano tem contrato com o Real Madrid até o meio de 2026 e, caso aceite comandar a seleção, uma saída antecipada só seria viável após o Mundial de Clubes deste ano, que termina em julho.
Já os portugueses Abel Ferreira e Jorge Jesus, que comandam Palmeiras e Al-Hilal, respectivamente, também disputarão o Mundial de Clubes. José Mourinho, que atualmente dirige o Fenerbahçe, da Turquia, é o único da lista que não participará da competição.
Mudança no comando e próximos desafios
A busca por um novo treinador ocorre após a demissão de Dorival Júnior, na última sexta-feira (22). O técnico foi dispensado três dias depois da derrota do Brasil por 4 a 1 para a Argentina, em partida das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Dorival foi o terceiro técnico da Seleção neste ciclo. Desde a saída de Tite, após a Copa do Mundo de 2022, o Brasil teve Ramon Menezes e Fernando Diniz como interinos antes da efetivação de Dorival, em janeiro de 2024.
Os próximos compromissos da Seleção serão em junho, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O Brasil enfrenta o Equador, fora de casa, e o Paraguai, no Brasil. Caso a CBF opte por esperar um técnico envolvido no Mundial de Clubes, será necessário nomear um treinador interino para essas partidas.
Atualmente, o Brasil ocupa a quarta colocação das Eliminatórias, com 21 pontos, e precisa manter o bom desempenho para garantir vaga na Copa do Mundo de 2026.