SEÇÕES

CBF aumenta duração do Brasileirão e diminui estaduais no novo calendário

Competição vai parar de junho a julho para a disputa da Copa do Mundo

Troféu do Brasileirão | Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Siga-nos no

O Campeonato Brasileiro terá mudanças a partir do próximo ano, com início antecipado em 28 de janeiro e término em 2 de dezembro. Este ano, a competição começou em março e termina em 7 de dezembro. A CBF busca criar nova cultura no futebol brasileiro, ampliando o calendário, oferecendo mais recesso para jogadores, aumentando o apelo comercial e melhorando o produto e espetáculo.

O Brasileirão começará antes do fim dos estaduais, que serão disputados entre 11 de janeiro e 15 de março. Desta forma, haverá semanas com a disputa das duas competições. Mas as finais estaduais serão preservadas. 

No novo calendário do Campeonato Brasileiro, algumas semanas terão jogo do estadual no meio e rodada do Brasileirão no fim de semana. Nas finais estaduais, haverá semana livre.

PAUSA DURANTE A COPA DO MUNDO

O torneio terá pausa de cinco semanas durante a Copa do Mundo 2026 (11 de junho a 19 de julho). Todos os clubes da Série A participam da Copa do Brasil, que terá novo formato de 126 clubes (antes 92). O novo calendário, discutido por dois anos, foi apresentado pela CBF, que preparou as mudanças nos últimos três meses para o ano de 2026.

COPA DO BRASIL

A partir da edição do ano que vem, a Copa do Brasil terá mais times e será disputada em final única, além de contar com presença garantida dos 20 times da Série A. 

A Copa do Brasil 2026 começa em 18 de fevereiro e termina em 6 de dezembro, encerrando o calendário nacional. Serão 126 clubes; em 2027, o número sobe para 128 (antes 92 até 2025). Haverá 102 vagas diretas dos estaduais (antes 80). Clubes da Série A entram apenas na quinta fase, antes das oitavas de final.

As quatro primeiras fases serão em partida única; da quinta até semifinais, ida e volta. A final será em partida única, em sede que cumpra requisitos: acesso fácil, rede hoteleira, capacidade para duas torcidas e 40 mil torcedores.

COMPETIÇÕES REGIONAIS

Entre as novidades, times classificados para competições internacionais não disputarão os regionais: Copa do Nordeste, Copa Verde e a nova Sul-Sudeste.

O Bahia, campeão da Copa do Nordeste 2025, pode ficar fora da edição 2026 se se classificar para a Sul-Americana ou fase prévia da Libertadores. Em 2025, Fortaleza e Vitória também disputaram torneios internacionais e não jogaram o Nordestão.

CBF anuncia novidades no calendário nesta quarta-feira — Foto: Lucas Figueiredo/CBF 

A Copa Verde será reformulada em Supercopa com 24 clubes e 10 datas, combinando Copa Norte e Copa Centro-Oeste. A Copa do Nordeste terá 20 clubes e 10 datas. A nova Copa Sul-Sudeste terá 12 clubes e 10 datas, com os regionais de 25 de março a 7 de junho de 2026, após os estaduais.

Principais novidades do calendário 2026:

  • Brasileirão vai começar dia 28 de janeiro;
  • Copa do Brasil com 126 clubes (128 em 2027), duas fases a mais e final em jogo único;
  • Série C com 24 clubes em 2027 e 28 em 2028;
  • Série D com 96 clubes a partir de 2026;
  • Criação da Copa Sul-Sudeste;
  • Copa Verde vira uma Supercopa de dois torneios diferentes: Copa Norte e Copa Centro-Oeste;
  • Estaduais de janeiro a março. Regionais de março a junho;
  • Times da Libertadores e Sul-Americana não jogam regionais.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também