SEÇÕES

CBF afasta árbitros depois de polêmicas no Brasileirão; o que acontece com eles?

A Comissão de Arbitragem da entidade afastou os árbitros centrais e o VAR que comandaram Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras

Ramon Abatti Abel | Foto: César Greco/Palmeiras
Siga-nos no

Através de comunicado oficial, a Comissão de Arbitragem da CBF anunciou, neste domingo (5), o afastamento das arbitragens que comandaram as partidas entre Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras, pelo Brasileirão. A entidade informou que os profissionais passarão por treinamento, aprimoramento e avaliação interna antes de retornarem aos jogos.

No Choque-Rei, os árbitros Ramon Abatti Abel (central) e Ilbert Estevam da Silva (VAR) foram afastados. Já na partida entre Massa Bruta x Tricolor Gaúcho, Lucas Casagrande e Gilberto Rodrigues Castro Junior passarão por reciclagem.

Veja a nota oficial da Comissão de Arbitragem da CBF na íntegra

"A Comissão de Arbitragem da CBF informa que os árbitros centrais e de vídeo (VAR) das partidas Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras, válidas pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2025, serão condicionados a treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades."

O que acontece com árbitros afastados?

O tempo de afastamento dos árbitros depende da Comissão de Arbitragem, mas períodos longos podem trazer prejuízos. Segundo Renato, treinamento e condicionamento só acontecem em campo, apitando; se o árbitro ficar meses fora, perde ritmo e volta pior.

O retorno aos jogos também é decidido pela Comissão, que tenta encaixar o árbitro certo no jogo certo. Ele pode voltar para a Série A, mas em partidas de menor repercussão, ou para jogos importantes da Série B, que é competitiva.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também