Dois jovens atletas de kungfu wushu de Teresina, João Henrique, de 17 anos, e Arthur Lima, de 14 anos, viram seus sonhos de participar do 9th Junior World Wushu Championship frustrados. O evento, que começa neste domingo (22), em Brunei, não contará com a presença dos piauienses, pois a compra das passagens aéreas, que seria custeada pela Prefeitura de Teresina, foi cancelada às vésperas da viagem.
A notícia do cancelamento chegou na última quinta-feira (19), surpreendendo os atletas e a Federação de Kungfu Wushu do Piauí, apenas um dia antes do embarque para o campeonato. A decisão foi anunciada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), que afirmou não ser possível atender à solicitação de passagens e ajuda de custo devido a restrições eleitorais.
MOTIVO DO CANCELAMENTO
Em nota, a SEMEL esclareceu que a decisão foi baseada no cumprimento da Lei Eleitoral (Lei nº 9.504/97), que veda a realização de determinados atos no ano eleitoral. Segundo a secretaria, o parecer jurídico nº 317/2024 da Procuradoria Administrativa do Município de Teresina reforça a necessidade de cumprimento rigoroso das normas, o que inviabilizou a liberação dos recursos para a viagem internacional dos atletas.
"O parecer jurídico Nº 317/2024 da Procuradoria Administrativa do Município de Teresina reforça a necessidade de cumprimento rigoroso da legislação eleitoral vigente. A SEMEL reafirma seu compromisso com a transparência e com o cumprimento das normas legais, garantindo que todas as suas ações estejam de acordo com as exigências legais.", diz a SEMEL em um trecho da nota.
FEDERAÇÃO DE KUNGFU DO PIAUÍ EMITE NOTA DE REPÚDIO
A Federação de Kungfu Wushu do Piauí não demorou a se manifestar e divulgou uma nota de repúdio contra a decisão da SEMEL. Na nota, a entidade expressa indignação com o cancelamento de última hora e critica o que chamou de "descaso" da Prefeitura de Teresina.
"É inadmissível que uma decisão tão importante, como a de garantir a participação de nossos atletas em um evento esportivo de tamanha relevância, seja tomada de forma tão irresponsável por parte da SEMEL, às vésperas do embarque. As passagens estavam aprovadas desde o dia 22/08/24 e a comunicação da não emissão foi feita no dia 19/09/24 a véspera do embarque para Brunei. Isso demonstra o total descaso com o futuro desses jovens atletas e com o esporte teresinense.", disse a Federação por meio de nota.
Além do impacto financeiro, a nota ressalta o "desânimo e frustração" causados aos atletas e suas famílias. A entidade exige uma explicação imediata e transparente da SEMEL e da Prefeitura de Teresina, cobrando medidas que possam reparar os danos e garantir o apoio a outros jovens talentos em futuras competições.
SONHO ADIADO
A participação de João Henrique e Arthur Lima no campeonato mundial júnior seria uma oportunidade única para os atletas representarem o Brasil e o Piauí em um evento de prestígio internacional. O 9th Junior World Wushu Championship acontece entre os dias 22 e 30 de setembro, em Bandar Seri Begawan, Brunei.