As federações de futebol na Europa e a Uefa planejam como vai ser a volta dos campeonatos após a pandemia de coronavírus. Em alguns casos, como na França, duas datas foram sugeridas para o retorno dos jogos. A Itália deve seguir o mesmo caminho após duas reuniões esta semana e os clubes treinam na Alemanha, ainda que em pequenos grupos de jogadores. Informações do site GloboEsportes.com
De acrodo com o L'Équipe, a Liga Francesa Profissional (LFP) estipulou dois planos para a volta das partidas: um deles com os jogos retornando no dia 3 de junho e outro com a volta projetada para o dia 17 de junho. Essas duas possibilidades fazem com que a temporada possa terminar até 25 de julho, o que não prejudicaria o início do calendário do próximo ano.
Na última sexta, a LFP havia se reunido e definiu o dia 23 de agosto como a data inicial da próxima temporada, duas semanas mais tarde do planejamento inicial. Se a atual temporada realmente terminar em 25 de julho, os atletas teriam 28 dias de descanso até que o campeonato se inicie novamente. No entanto, esse planejamento depende da evolução do coronavírus nos próximos dias no país.
A comissão médica da Federação Italiana de Futebol se reúne na quarta-feira e, no dia seguinte, membros da Lega Serie A, que organiza a primeira divisão local, vão se encontrar.
O objetivo é que no final desta semana as autoridades possam definir tanto o protocolo para a volta aos treinos assim como uma data para a retomada das atividades. Segundo a Gazzetta dello Sport, a ideia dos dirigentes é que os clubes voltem a treinar em 4 de maio.
Na Alemanha, os times retomaram as atividades na última semana, mas guiados por protocolos médicos: os atletas treinam em pequenos grupos e mantendo a distância de segurança entre eles.