Parece brincadeira, mas aqui a prática é coisa de gente grande e garante disputa. O Campeonato Mundial de Aviãozinho de Papel, que terá a grande final em maio, na Áustria, conta com competidores de pelo menos 61 países.
A final nacional do Red Bull Paper Wings, aconteceu nesta segunda-feira, no Museu do Amanhã. Lucas da Costa Coelho, de 25 anos, concorreu na categoria “Maior Distância”. Apesar de não ter se classificado para o mundial, comemorou. "(..) Não imaginava que um aviãozinho de papel fosse me levar tão longe", disse ele em entrevista ao EXTRA.
Recicláveis
Ele, assim como muitos outros meninos descobriram a habilidade confeccionando seu próprio avião de papel e jogando na sala de aula.
Os aviões da competição são feitos com as mesmas folhas de tamanho A4 usadas no colégio, sendo recicláveis e de até 100g. Para percorrer a maior distância é preciso habilidade. O grande campeão na modalidade “Maior Distância”, Isaac Queiroz, do Paraná que vai representar o Brasil na Áustria.
Resultados
Ele fez um tiro de 40,3 metros. Quem ocupa a primeira posição é um polonês, com 50 metros. Depois, vem um belga, com 48,4m, e um australiano, com 46,80m.
Saiba como fazer seu avião de papel
Muito simples de fazer, esse modelo vai dar mais estabilidade ao seu avião de papel. Veja!
Nível de dificuldade: Fácil
Passo 1: Dobre uma folha de papel tipo carta (22 x 28) ao meio
Passo 2: Desdobre a folha e depois dobre as pontas superiores até a marca no centro
Passo 3: Dobre o pico superior até o centro, formando um quadrado
Passo 4: Dobre as pontas laterais até a linha do centro na parte superior
Passo 5: Dobre as pontas do triângulo para cima, segurando as dobras das pontas laterais
Passo 6: Dobre o avião no meio e achate com as mãos
Passo 7: Dobre as asas do avião até a parte de baixo em cada lado e depois levante novamente.