Campeonato Brasileiro: Conca marca no fim, Fluminense se mantém líder e complica o Avaí

O resultado levou o time das Laranjeiras a 51 pontos na competição, quatro a mais que o Corinthian

Avalie a matéria:
Flu se mantém lider | Terra

Com uma atuação de pouca inspiração e muita insistência nas bolas paradas, o Fluminense superou o Avaí nesta quarta-feira, em Volta Redonda, venceu por 1 a 0 e segurou a liderança do Campeonato Brasileiro. O meia Darío Conca, principal articulador da equipe, não teve uma de suas melhores atuações, mas marcou o gol decisivo na segunda etapa após sobra de jogada de escanteio.

O resultado levou o time das Laranjeiras a 51 pontos na competição, quatro a mais que o Corinthians - que ainda enfrenta o Botafogo nesta rodada. Já o Avaí, com a derrota, parou nos 28 pontos e segue fortemente ameaçado pelo rebaixamento.

Embalado pela torcida que compareceu em bom número ao Estádio Raulino de Oliveira, o Fluminense já começou a partida ameaçando o Avaí na bola parada. Aos 3min, Conca bateu escanteio, Leandro Euzébio cabeceou e a bola cruzou a pequena área sem ninguém conseguir desviar para dentro, em um lance incrível.

Com Robinho, Davi e Jéferson postados atrás do atacante Marcelinho, o time catarinense mostrava muita movimentação na frente e complicava os donos da casa com passes rápidos. Aos 7min, Davi recebeu bom passe, invadiu a área e bateu para fora com perigo, assustando o goleiro Rafael.

O time tricolor aos poucos foi assumindo o controle da posse de bola, mas pecava pela falta de velocidade e só chegava com bolas paradas. Aos 13min, Conca bateu falta para a área, Washington raspou de cabeça e Zé Carlos mostrou muito reflexo para defender.

A resposta avaiana veio aos 20min. Após vacilo de Leandro Euzébio, Marcelinho dominou e chutou de bico da entrada da área, mas Rafael fez grande defesa para impedir o gol. Com Deco recuando demais para receber a bola, o Fluminense dependia demais da inspiração de Conca na frente, mas o argentino era seguido de perto pelos volantes.

A última chegada da primeira etapa foi da equipe anfitriã, mas, de novo, não foi com a bola rolando. Aos 34min, Conca ergueu a bola na área em cobrança de escanteio, Gum cabeceou firme para o chão e obrigou Zé Carlos a outra excelente intervenção. Em ritmo lento, o time de Muricy Ramalho foi para o intervalo com o 0 a 0 no placar.

O Fluminense começou a segunda etapa com outra postura, indo para cima e acuando o Avaí no campo de defesa. Porém, faltavam jogadas bem articuladas. Aos 7min, Júlio César recebeu a bola em boa posição na esquerda, mas chutou muito mal e facilitou a defesa de Zé Carlos. Dois minutos depois, novo escanteio: Conca bateu, Leandro Euzébio cabeceou e o goleiro do Avaí fez outra defesa espetacular.

Com seu principal armador desaparecido em campo, os cariocas seguiam dependendo da bola parada. Aos 13min, Deco cobrou escanteio e a bola passou por toda a extensão da área, mas Leandro Euzébio não conseguiu desviar na segunda trave.

Apático na segunda etapa, o Avaí só conseguiu chegar aos 21min, quando Batista roubou uma bola na intermediária e arriscou de longe para fácil defesa de Rafael. Muricy mexeu na equipe da casa pouco depois, tirando Deco e colocando Marquinho pela meia esquerda. Do outro lado, Edson dos Santos sacou Jéferson para a entrada de Roberto, dando companhia a Marcelinho no ataque.

Aos 26min, Mariano, convocado por Mano Menezes para a Seleção Brasileira, finalmente apareceu no jogo: ele trouxe da direita para o meio e arriscou de pé canhoto, mas mandou longe da meta. Três minutos depois, o Avaí quase abriu o placar em cobrança de falta de Pará.

A resistência catarinense finalmente foi vencida aos 36min. Marquinho bateu escanteio, Gum desviou de cabeça e Conca, livre na segunda trave, teve tranquilidade para dominar e balançar as redes do Avaí, definindo o marcador. O Fluminense ainda teve chances no contra-ataque depois que os visitantes se lançaram à frente em busca do empate, mas o jogo terminou mesmo 1 a 0.

FICHA TÉCNICA

Fluminense 1 x 0 Avaí

Gol

Fluminense: Conca, aos 36min do 2º tempo

Ponto Forte do Fluminense

Levou muito perigo nas bolas paradas durante toda a partida

Ponto Forte do Avaí

Jogou melhor no primeiro tempo, apostando na velocidade de seus homens de frente

Ponto Fraco do Fluminense

Sem a inspiração costumeira de Conca, mostrou muita dificuldade em armar jogadas pelo meio

Ponto Fraco do Avaí

Ficou muito recuado na segunda etapa e parou de ameaçar a defesa tricolor

Personagem do jogo

Conca, que decidiu a partida a favor do Fluminense mesmo longe de suas melhores atuações

Esquema Tático do Fluminense

4-4-2

Rafael; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Júlio César; Diogo (André Luís), Fernando Bob (Valencia), Deco (Marquinho) e Conca; Rodriguinho e Washington. Técnico: Muricy Ramalho

Esquema Tático do Avaí

4-2-3-1

Zé Carlos; Patric, Emerson, Emerson Nunes e Pará; Rudnei (Marcos) e Diogo Orlando; Robinho, Davi (Batista) e Jéferson (Roberto); Marcelinho. Técnico: Edson dos Santos

Cartões amarelos

Fluminense: Leandro Euzébio

Avaí: Zé Carlos e Marcos

Árbitro

Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Local

Estádio Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES