SEÇÕES

Caio Bonfim conquista ouro inédito no mundial de atletismo em Tóquio

Brasileiro vence nos 20km da marcha atlética e se torna o mais premiado da competição, superando Claudinei Quirino.

Edgar Su/Reuters | Foto: Caio Bonfim na largada da marcha atlética 20km do Mundial de Tóquio
Siga-nos no

Uma semana depois de faturar a medalha de prata na marcha atlética 35km, Caio Bonfim colocou a bandeira do Brasil no topo do pódio pela primeira vez no no Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio . Nos 20km da marcha atlética, sua especialidade, o atleta natural de Sobradinho-DF completou a prova em 1h18min35s, garantindo o título e se tornando o brasileiro mais premiado da história da competição, com quatro medalhas, superando Claudinei Quirino, com quem havia empatado há uma semana.

O pódio foi completado pelo chinês Zhaozhao Wang, prata com 1h18min43s, e pelo espanhol Paul McGrath, bronze com 1h18min45s. Entre os demais brasileiros, Mateus Corrêa terminou em sétimo (1h21min04s) e Max Santos em 42º (1h27min34s).

Caio Bonfim é ouro na marcha atlética 20km do Mundial de Atletismo — Foto: Dylan Martinez/Reuters

Antes de Bonfim, apenas duas outras brasileiras haviam subido ao lugar mais alto do pódio em Mundiais: Fabiana Murer, ouro no salto com vara em Daegu-2011, e Alison dos Santos, campeão dos 400 metros com barreiras em Eugene-2022.

Prova eletrizante

Caio iniciou a prova no segundo pelotão, atrás do líder japonês Toshikazu Yamanishi, que disputava a ponta com o francês Gabriel Bordier. Aos 10km, quem assumiu a frente foi o espanhol Paul McGrath, seguido pelos chineses Zhaozhao Wang e Haifeng Qian.

A grande virada veio a partir do 13º km, quando Bonfim, em arrancada impressionante, colou no pelotão de elite, assumindo a quarta posição. Com cerca de 55 minutos de prova, ele alcançou a liderança, sendo perseguido pelos chineses. Mais à frente, o francês Aurélien Quinion e o japonês Yamanishi assumiram a ponta, mas a alegria dos torcedores japoneses durou pouco: Yamanishi foi punido por terceira flutuação, perdendo dois minutos na classificação.

Nos últimos 3km, Caio escalou posições rapidamente, ultrapassando rivais e assumindo o primeiro lugar, cruzando a linha de chegada em grande estilo e garantindo o ouro para o Brasil.

Espanha domina o feminino

Na marcha atlética feminina 20km, a espanhola Maria Pérez sagrou-se campeã com 1h25min54s, conquistando o quarto ouro em Mundiais e o segundo em Tóquio, após vitória na prova de 35km na última sexta-feira.

Maria Pérez é campeã mundial da marcha atlética 20km — Foto: Christian Petersen/Getty Images

A prata ficou com a mexicana Alegna González (1h26min06s) e o bronze com a japonesa Nanako Fujii (1h26min18s). Entre as brasileiras, Viviane Lyra foi a melhor colocada, em 12º (1h29min02s), Érica Sena abandonou a prova aos 3km, e Gabriela de Souza Muniz terminou em 22º (1h34min28s).

Tópicos
Carregue mais
Veja Também