O brasileiro Paulo André Camilo avançou para a semifinal dos 100m rasos das Olimpíadas de Tóquio. Neste sábado, o velocista foi o terceiro colocado da sexta bateria das eliminatórias e se garantiu no top 24 que segue na disputa da prova mais clássica do atletismo. Rodrigo Nascimento e Felipe Bardi não conseguiram avançar.
As semifinais dos 100m rasos estão programadas para este domingo, a partir de 7h15 (de Brasília). A decisão também vai ser no domingo, às 21h50.
Sem o tricampeão olímpico Usain Bolt, que se aposentou das pistas, o canadense Andre de Grasse fez o melhor tempo das eliminatórias. Bronze na Rio 2016 e prata no último Mundial, ele segurou o ritmo no fim, mas ainda correu os 100m rasos em 9s91.
Brasil de volta à semifinal
Paulo André fez a marca de 10s17, atrás apenas do sul-africano Akani Simbine (10s08) e do marfinense Arthur Cisse (10s15) na sua bateria. Era o que ele precisava para avançar e recolocar o Brasil em uma semifinal dos 100m rasos. O último brasileiro a alcançar essa fase foi Vicente Lenílson, em Atenas 2004.
"Dá para melhorar. Estou insatisfeito com a minha prova. Mas é colocar a cabeça no lugar. Olimpíadas têm disso. A gente corre por classificação, não é só por tempo. A gente busca sempre melhorar. Vai ser uma batalha difícil. Posso dizer que consegui me conectar rápido com o ambiente. Tinha o peso da estreia, mas crio que amadureci bastante para essa batalha. Quero muito essa final olímpica. Vou buscar até o fim", disse Paulo André.