Ao vencer o Juventude em Caxias do Sul neste domingo, o Palmeiras aumentou suas chances de conquistar o tricampeonato brasileiro, passando de 33,19% para 53,44%. Essa alta se deve também ao empate do Botafogo em casa contra o Criciúma, que fez suas chances de título caírem de 57,06% para 42,39%.
Embora o Botafogo tenha um ponto a mais na classificação (61 contra 60 do Palmeiras), o vice-líder tem mostrado desempenho superior em campo. Além disso, o Botafogo enfrenta o desgaste de disputar a Libertadores, enquanto o Palmeiras se concentra apenas no Brasileirão. Os dois times se enfrentarão na rodada 36, com mando do Palmeiras.
Com o empate em casa contra o Atlético-MG, o Fortaleza perdeu a chance de reduzir sua desvantagem para o Botafogo para três pontos. Com uma rodada a menos para recuperar essa diferença, suas chances de título caíram de 5,42% para 2,06%.
COMO É FEITO O CÁLCULO?
As chances são calculadas por modelos estatísticos do economista Bruno Imaizumi, que utilizou microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico desde 2013. Foram analisadas as finalizações e resultados de 4.475 jogos de Campeonatos Brasileiros para avaliar a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa, usando a métrica de expectativa de gol (xG), reconhecida internacionalmente.