Brasileirão: Fluminense vence mais uma e tem 95% de chances

A oito jogos do fim, Tricolor está a uma vitória de atingir pontos do título de 2010. Na luta pela Libertadores, São Paulo amplia vantagem sobre o Vas

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Ainda faltam oito rodadas para terminar o Campeonato Brasileiro, mas o próximo campeão pode ser conhecido bem antes do fim. Após a vitória, de virada, por 2 a 1 sobre a Ponte Preta, neste domingo, em São Januário, o time tricolor chegou aos 68 pontos e aumentou as suas chances de ficar com o título nacional para 95%, segundo cálculos do matemático Tristão Garcia, idealizador do site Infobola. Vice-líder, o Atlético-MG, que soma 59 pontos, bem que fez sua parte e bateu o Sport por 2 a 1. Mas, ainda assim, viu suas chances caírem para 3%. O Grêmio, após o empate em casa por 1 a 1 com o Botafogo, tem 57 pontos e chances mínimas de tirar o caneco da equipe carioca: apenas 2%. Após a 30ª rodada, apenas essas três equipes ainda podem levantar a taça.

Para fundamentar suas contas, Tristão Garcia lembra que mesmo que o Fluminense só atinja metade dos pontos ainda disponíveis, ou seja, 12 de 24, o Atlético-MG precisaria fazer uma média de 2,5 pontos por jogo, o que não consegue há muito tempo. O matemático lembra ainda que, após a 30ª rodada, o time das Laranjeiras já está a uma vitória de alcançar a pontuação dos últimos dois campeões - Corinthians, de 2011, e ele próprio, de 2010 -, que foi de 71 pontos.

Para Tristão, a receita para conquistar o título brasileiro é fazer uma média de dois pontos por jogo, o que no fim do campeonato faria do campeão o time que atingisse 76 pontos. Assim, ele ressalta que o Fluminense já está oito pontos acima dessa média, que na 30ª rodada seria de 60 pontos, e o Galo, um ponto abaixo.

- O Fluminense teria de perder quatro jogos seguidos para ver essa média cair. Assim, só tem uma maneira de o Fluminense não ser campeão, que é jogar fora o título. Ele só pode perder para ele mesmo e, ainda assim, os outros teriam que chegar. Beira o impossível. Mas ainda pode perder, só que terá de se esforçar muito - analisa o matemático.

Em relação aos anos anteriores, apesar de ter menor vantagem para o vice-líder do que o São Paulo de 2007 - nove contra 12 -, o Fluminense é o time que soma mais pontos após a 30ª rodada desde a implantação do atual formato do Brasileirão, por pontos corridos e com 20 clubes. Já são 68 contra 63 do Tricolor paulista.

Luta por vaga na Libertadores

Em relação à Libertadores 2013, Tristão afirma que o Fluminense já tem pontuação suficiente para perder todos os pontos em disputa e não sair do G-4, mas ainda está a uma vitória de atingir a pontuação que garante o G-3. De acordo com o matemático, o número "mágico" de pontos para o G-4 é 67.

- O Fluminense já está na Libertadores, é só uma questão de tempo - observou.

Atlético-MG e Grêmio também já estão com passaporte praticamente carimbado para a América. Os dois têm 98% e 97% de chances, respectivamente. Em seguida, aparecem São Paulo e Vasco.

O time paulista, após a terceira vitória seguida, sendo a penúltima sobre os próprios cruz-maltinos, deu um salto e viu suas chances crescerem de 56% para 73%. Já o Vasco, que perdeu mais uma neste domingo, para o Santos, por 2 a 0, na Vila Belmiro, agora só tem 29% de chances de ir à Libertadores do ano que vem. Os cálculos do matemático levam em consideração também o fato de o São Paulo, assim como Grêmio, ainda estar disputando a Sul-Americana, competição que dá vaga ao campeão.

- São Paulo e Grêmio se aproximam de pegar a vaga pelo Brasileiro e seguem vivos na Sul-Americana, no caso de ficarem fora do G-4. Então, a situação para eles é muito favorável. Neste momento, eles estão encaminhados para ficar com a vaga pelo Brasileiro e deixar o campeonato com quatro vagas para a Libertadores - disse.

Tristão lembra que a possibilidade de o campeão da Sul-Americana ser um brasileiro e que não integre o G-4, o que tiraria uma vaga desse bloco, é praticamente nula, já que Grêmio e São Paulo, terceiro e quarto colocados no campeonato nacional, são os que têm melhores condições de título no torneio. O Palmeiras não conta por já ter a vaga assegurada pelo título da Copa do Brasil. E o Atlético-GO, lanterna no Brasileirão, com apenas 23 pontos, perdeu a primeira partida das oitavas de final contra o Universidad Católica, por 2 a 0, e precisará melhorar muito para seguir na disputa até o fim.

O matemático disse ainda que a derrota do Internacional para o Dragão por 3 a 1 diminuiu drasticamente as chances do Colorado, que eram de 6% e agora passa a ser de apenas 2%. Por outro lado, o Santos, após vencer o Vasco em casa, passou a figurar na lista de candidatos à principal competição sul-americana. O time da Vila Belmiro tem 1% de chance, assim como o Botafogo, que segue na briga após empatar com o Grêmio.

- São Paulo e Vasco são os reais candidatos à última vaga. O Inter só corre por fora - avaliou.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES