Brasileira de 17 anos estréia hoje em Vancouver competindo no slalom gigante

Esquiadora tem 17 anos, como outras brasileiras que já defenderam o país em Olimpíadas de Verão

Maya defende o Brasil em Vancouver | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Quarta atleta mais jovem entre as 90 inscritas no slalom gigante, a brasileira Maya Harrisson, de 17 anos, faz sua estreia na Olimpíada de Inverno de Vancouver na modalidade do esqui alpino que terá sua primeira descida a partir das 15h (horário de Brasília) desta quarta-feira (24) e a segunda, das 18h15. Maya, que também estará no slalom na sexta-feira (26), diz que treinou bem nos últimos dias e por isso está confiante.

- Sou muito nova e para mim toda essa experiência está sendo linda. Participar dos Jogos Olímpicos é um sonho para todo atleta.

O Brasil já teve várias atletas de 17 anos competindo em Olimpíadas, mas não de Inverno. A jogadora Marta, por exemplo, tinha 17 anos quando jogou com a seleção brasileira de futebol na Olimpíada de Atenas-2004. Joana Maranhão também, quando participou da natação da mesma Olimpíada. Em Pequim-2008, Luíza Almeida tinha 17 anos quando defendeu a equipe do Brasil do adestramento, no hipismo, mesma idade da ginasta Jade Barbosa.

Maya, nascida no Rio de Janeiro mas adotada por família que mora em Genebra, na Suíça, começou a esquiar com apenas três anos de idade e aos dez já tinha vários títulos infantis. Foi a atleta mais jovem do Mundial de Esqui Alpino-2009 em Val d?Isère, França. Fez a melhor marca brasileira do esporte, entre homens e mulheres, desde a primeira participação do país em Mundiais (Portillo-1966).

A garota disse que chorou muito de emoção na cerimônia de abertura de Vancouver.

Sobre a pista de Whistler, Maya diz lamentar o pouco tempo para os treinos - no início dos Jogos, vários foram cancelados devido às más condições climáticas.

- A montanha é muito bonita, mas a pista é bem difícil e arriscada. Já vimos quedas impressionantes nas primeiras provas do programa.

Maya está sendo preparada para a Olimpíada de Sochi-2014 (Rússia). Mas já detém três dos cinco recordes femininos do esqui brasileiro: slalom, slalom gigante e downhill. Todos conquistados em 2009.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES