A festa de abertura será só na sexta-feira, mas os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro começam já nesta quarta. E com bola rolando. Às 13h (de Brasília), as mulheres de Suécia e África do Sul entram em campo no Engenhão para a primeira rodada do Grupo E do futebol feminino. Esta é a mesma chave do Brasil, que enfrenta a China às 16h (de Brasília), no mesmo estádio.
Prata em 2004 e 2008, Marta & cia. chegam ao Rio após queda nas quartas em Londres 2012 e nas oitavas do Mundial de 2015. Porém, o trabalho do técnico Vadão vem dando resultado e a seleção ainda conta com o apoio da torcida para se firmar como uma das favoritas ao ouro em casa.
O maior rival brasileiro, mais uma vez, será os Estados Unidos. Campeão de quatro das cinco edições do futebol feminino nas Olimpíadas (1996, 2004, 2008 e 2012, com prata em 2000) e tri mundial (1991, 1999 e 2015), o time de Alex Morgan e Hope Solo enfrenta a Nova Zelândia, às 19h (de Brasília), no Mineirão.
16h - BRASIL x CHINA
Estádio: Engenhão
Desde o último dia 24 de julho na Vila Olímpica, o Brasil tem seu primeiro compromisso nos Jogos. Nos trabalhos dos últimos dias, o técnico Vadão reforçou os treinamentos de bola aérea, apontada como arma forte das chinesas, adversárias na estreia. Os contra-ataques também são a aposta do treinador. Fabi, que chegou a preocupar no começo da última semana, treinou normalmente nesta terça e, caso esteja totalmente recuperada do desconforto, irá para o jogo. Escalação provável: Barbara; Fabiana, Rafaelle, Mônica, Tamires; Thaisa, Formiga, Andressa Alves e Marta; Cristiane e Beatriz
Ao contrário do Brasil, a China teve a oportunidade de ao menos se ambientar com o estádio da estreia. As jogadoras treinaram na segunda-feira no campo anexo do Estádio Olímpico. Na escalação, Ma Xiaoxu é vista como a atleta mais perigosa. Camisa 9, ela tem chute forte e, se a marcação relaxar, ela sabe finalizar.