Embalada por cinco vitórias em cinco jogos nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, a seleção brasileira volta a campo na noite desta terça-feira, quando enfrenta o Paraguai, às 21h30 (de Brasília), no estádio Defensores del Chaco, em Assunção.
O duelo é válido pela oitava rodada da competição (a quinta e a sexta foram adiadas por conta da pandemia de Covid-19).
Assim como o Brasil, a seleção da casa está invicta na competição, mas empatou quatro dos cinco jogos disputados. A única vitória foi sobre a Venezuela, fora de casa, na segunda rodada.
Por falar em empates, o confronto entre brasileiros e paraguaios tem sido marcado por placares iguais nos últimos tempos. Das últimas seis partidas entre as seleções, cinco terminaram sem um ganhador - a única vitória foi canarinho, em 2017.
Já no retrospecto geral o Brasil leva ampla vantagem. Em 80 jogos, foram 47 vitórias, 22 empates e apenas 11 derrotas, com 173 gols marcados e 66 sofridos.
Vale lembrar que os quatro primeiros colocados das Eliminatórias se classificam para o Mundial do Catar – o quinto lugar disputa a repescagem. Por conta da pandemia de coronavírus, os jogos seguem sendo realizados sem a presença de público.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Paraguai - Eduardo Berizzo
Fora das duas últimas Copas do Mundo, a seleção paraguaia faz boa campanha nas Eliminatórias, mas ainda não venceu como mandante - empatou com Peru e Bolívia.
Conhecido dos brasileiros pelo tempo em que jogou no Corinthians, Ángel Romero chega como o destaque da "albirroja". Ele tem quatro gols na competição, mesma quantidade de Neymar.
Apesar da boa atuação na última rodada, quando o Paraguai empatou com o Uruguai, em Montevidéu, o argentino Eduardo Berizzo pode fazer modificações. Duas possíveis são as entradas do zagueiro Júnior Alonso no lugar de Balbuena, e também do lateral-esquerdo Arzamendia, na vaga de Óscar Romero, atuando um pouco mais avançado.
Desfalques: nenhum
Brasil - Técnico: Tite
A Seleção deve ter mudança no ataque para o jogo desta noite. No último treino antes da partida, Tite montou uma linha ofensiva com Gabriel Jesus aberto pelo lado direito do ataque, com Neymar centralizado e Richarlison na ponta esquerda.
Desta forma, Gabigol deve perder a titularidade.
Outra possível mudança é no meio de campo. Tite não deixou claro no treinamento nem quis falar em entrevista coletiva, mas pode promover a entrada de Roberto Firmino ou Everton Ribeiro no lugar de Fred ou Lucas Paquetá.
Com 14 gols marcados e apenas dois sofridos, o Brasil tem o melhor ataque e a melhor defesa das Eliminatórias.
Pendurados: Marquinhos e Richarlison.
Desfalque: Thiago Silva (machucado).