Botafogo vence Grêmio e tira rival Flamengo da liderança do Brasileirão

Com a vitória, o Botafogo assume a liderança do Brasileirão, com 19 pontos. Já o Grêmio amarga a derrota e cai para a zona de rebaixamento.

Avalie a matéria:
Júnior Santos e Luiz Henrique comemorando gol do Botafogo contra o Grêmio | Vítor Silva/Botafogo

Em Cariacica, Botafogo vence o Grêmio por 2 a 1 e assume a liderança isolada do Campeonato Brasileiro. A partida, realizada no estádio Kleber Andrade neste domingo (16), pela nona rodada da competição, foi marcada pela lei do ex, com Cuiabano abrindo o placar para o Fogão, e pela virada heroica do time carioca, que contou com gols de Gustavo Nunes e Júnior Santos. O Grêmio, por sua vez, amarga a derrota e cai para a zona de rebaixamento, ocupando a 17ª posição na tabela, com apenas seis pontos em sete jogos.

O primeiro tempo foi bastante equilibrado, com as duas equipes criando boas chances de gol. O Botafogo começou melhor e abriu o placar aos 9 minutos com Cuiabano, que aproveitou cruzamento preciso de Marlon Freitas para finalizar na saída do goleiro Caíque. O Grêmio, porém, não se intimidou e logo empatou a partida, aos 20 minutos, com Gustavo Nunes aproveitando desvio em Lucas Halter após cruzamento de Pavon. O jogo seguiu aberto até o final do primeiro tempo, com chances para os dois lados, mas o placar permaneceu inalterado em 1 a 1.

Na volta do intervalo, o Botafogo voltou mais determinado e logo marcou o gol da vitória. Aos 11 minutos, Luiz Henrique lançou Júnior Santos na área, que driblou Geromel e bateu na saída de Caíque, sem chances para o goleiro gremista. O Grêmio não se entregou e pressionou em busca do empate, mas esbarrou na boa atuação do goleiro John, que salvou chute de Gustavo Martins em cima da linha e fez grande defesa em cabeçada de Cristaldo. Nos minutos finais, o Tricolor Gaúcho ainda criou algumas chances, mas não conseguiu superar a defesa do Botafogo.

Com a vitória, o Botafogo assume a liderança do Brasileirão, com 19 pontos. Já o Grêmio amarga a derrota e cai para a zona de rebaixamento, precisando reagir rapidamente para evitar o descenso à Série B.

QUAIS OS PRÓXIMOS JOGOS

Grêmio: O Tricolor Gaúcho volta a campo na próxima quarta-feira (19), quando encara o Fortaleza, na Arena Castelão, pela décima rodada do Brasileirão.

Botafogo: O Fogão, por sua vez, recebe o Athletico-PR no mesmo dia, também às 19h, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES