A partida entre Botafogo e Athletico-PR teve início às 21h de sábado e terminou às 15h45 deste domingo no Estádio Nilton Santos. O jogo foi interrompido no início do segundo tempo no sábado devido a cinco quedas de energia. No domingo, a partida foi retomada, ainda sem público, no mesmo estádio, com o placar de 1 a 1 permanecendo inalterado.
Apesar das interrupções de energia no sábado, o jogo foi movimentado, com o Botafogo abrindo o placar com um gol de cabeça de Tiquinho Soares, em uma jogada em que o Athletico-PR reclamou de falta cometida pelo atacante em Thiago Heleno. O Athletico-PR empatou com Pablo, que estava livre na área, apesar dos protestos dos jogadores alvinegros por impedimento. O VAR não funcionou no sábado devido aos problemas de energia no estádio.
No domingo, o jogo recomeçou no segundo tempo às 15h e foi disputado lentamente, com apenas 43 minutos de jogo (incluindo 4 minutos de acréscimos). As equipes criaram poucas oportunidades, e o jogo foi predominantemente travado no meio-campo.
Quedas de energia alteram jogo
Cinco quedas de energia atrapalharam o jogo no sábado. No primeiro tempo, o jogo foi interrompido por quatro quedas de luz, resultando em uma paralisação de 30 minutos. A primeira etapa levou mais de uma hora devido aos acréscimos causados pela falta de energia, mas foi encerrada antes do intervalo planejado para as equipes. Enquanto o jogo prosseguiu após a primeira queda de energia, o sistema de VAR ficou inoperante.
No início do segundo tempo, uma quinta queda de luz ocorreu, levando o árbitro Matheus Delgado Candançan a suspender a partida por 30 minutos, com as equipes indo para os vestiários. Após mais 30 minutos de paralisação, o jogo foi suspenso.
Após o jogo, Julio Avellar, dirigente de competições da CBF, confirmou que a partida seria retomada às 15h no Nilton Santos, com portões fechados, por questões de segurança, uma vez que o clássico entre Flamengo e Vasco estava marcado para o Maracanã às 16h no mesmo domingo. Devido à continuação do jogo entre Botafogo e Athletico-PR, a partida entre Fortaleza e Botafogo no Castelão, originalmente agendada para a próxima terça-feira, foi adiada sem uma data definida.
Como fica?
Com essa partida, o Botafogo permanece na liderança isolada com 59 pontos. O Bragantino, vice-líder, poderá diminuir a diferença para 7 pontos se vencer o Fluminense às 18h30 em Bragança. O Athletico-PR agora tem 45 pontos e ocupa a quarta posição, mas pode perder posições se Palmeiras, Atlético-MG e Fluminense vencerem.
Na próxima agenda, o Furacão joga em casa na quarta-feira às 19h contra o América-MG, enquanto o Botafogo, que teve o jogo de terça-feira contra o Fortaleza adiado, entrará em campo no domingo às 20h para enfrentar o Cuiabá no Nilton Santos.