O Campeonato Brasileiro tem um novo líder. Nesta quinta-feira, o Botafogo fez a lição de casa e venceu um duelo complicado, contra um adversário direto, para assumir a primeira colocação. Jogando no Maracanã, a equipe fez 2 a 0 no Vitória, com gols de Vitinho e Elias, e ultrapassou o Coritiba, deixando os baianos fora até mesmo do G-4.
O resultado leva o Botafogo aos 20 pontos ganhos, empatado com o Coritiba, que na quarta teve vitória emocionante contra a Ponte Preta. O time carioca leva vantagem por ter mais vitórias - 6 contra 5 do rival - e pela terceira vez em dez confrontos vai encerrar uma rodada do Brasileiro na primeira colocação. Com 15 pontos, o Vitória segue na sexta colocação.
Na próxima rodada, o Botafogo faz clássico contra o Vasco. O confronto está marcado para as 18h30 (de Brasília) de domingo, no Maracanã, sob mando de campo dos vascaínos.O Vitória tenta a recuperação no mesmo dia e horário, mas jogando em casa: recebe a Portuguesa, vice-lanterna da competição, no Barradão, em Salvador.
O gol que abriu o triunfo do Botafogo saiu aos 31min do primeiro tempo. Gabriel recebeu na intermediária e viu Seedorf se infiltrando; conseguiu lançar entre os marcadores para o camisa 10, que tocou de lado na saída do goleiro Wilson, deixando fácil para Vitinho completar para o gol vazio. A etapa inicial, no entanto, foi marcada pela falta de oportunidades.
Uma das poucas chances antes do intervalo foi do Vitória: aos 43min, Dinei bateu cruzado de dentro da área e obrigou Jefferson a fazer excelente defesa. Já na etapa inicial, o Botafogo teve chance com cabeçada de Lodeiro aos 6min, defendida por Wilson, e em outros dois chutes do jogador aos 15min, também bem contidos pelo goleiro da equipe baiana.
Com o domínio do jogo, mas à mercê dos contra-ataques do Vitória, o Botafogo definiu a vitória e a liderança aos 34min. Seedorf fez excelente jogada e passou para Elias, que invadiu a área sozinho e tocou por baixo de Wilson, fechando o marcador. Em maior desvantagem, o Vitória não teve forças para tentar a reação nos minutos finais.