Gabriel Bortoleto, calouro da Sauber, conquistou neste domingo (29) seus primeiros pontos na Fórmula 1 ao terminar o GP da Áustria em oitavo lugar, num fim de semana marcado pela consistência e maturidade do jovem brasileiro. Aos 20 anos, ele colocou fim a um longo jejum nacional: o Brasil não pontuava na F1 desde o 10º lugar de Felipe Massa no GP de Abu Dhabi de 2017.
Largando na oitava posição, Bortoleto se manteve constante ao longo da corrida, aproveitou bem a estratégia da equipe e protagonizou boas disputas, inclusive contra Fernando Alonso, que também gerencia sua carreira. Nas voltas finais, o brasileiro ainda segurou o companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, e cruzou a linha de chegada garantindo quatro pontos e o 19º lugar no campeonato de pilotos. O desempenho rendeu a ele o título simbólico de Piloto do Dia, em votação popular.
McLaren domina e Norris vence de novo
A vitória do dia ficou com Lando Norris, que largou da pole e completou o circuito em Spielberg com folga sobre o companheiro de equipe, Oscar Piastri, consolidando a quarta dobradinha da McLaren em 2025. Com o triunfo, Norris soma agora sete vitórias na carreira, três só nesta temporada.
Apesar disso, Piastri segue líder do campeonato, 15 pontos à frente de Norris. O australiano, além da vice no GP austríaco, ajudou a equipe a ampliar a liderança no Mundial de Construtores, agora com 417 pontos, bem à frente da nova vice-líder Ferrari (210), que ultrapassou a Mercedes após mais um pódio de Charles Leclerc, o quarto no ano.
Classificação da corrida
- Lando Norris (McLaren)
- Oscar Piastri (McLaren) +2s695
- Charles Leclerc (Ferrari) +19s820
- Lewis Hamilton (Ferrari) +29s020
- George Russell (Mercedes) +62s396
- Liam Lawson (RB) +67s754
- Fernando Alonso (Aston Martin) - 1 volta
- Gabriel Bortoleto (Sauber) - 1 volta
- Nico Hulkenberg (Sauber) - 1 volta
- Esteban Ocon (Haas) - 1 volta
Abandonaram: Max Verstappen, Carlos Sainz, Alexander Albon e Andrea Kimi Antonelli.