A coleção de medalhas olímpicas de Usain Bolt está menor. O atleta disse à agência de notícias Reuters que já devolveu o ouro que ganhou com o revezamento 4 x 100 m rasos nos Jogos de Pequim , em 2008.
Um dos companheiros de Usain Bolt na prova, Nesta Carter , foi flagrado no exame antidoping pelo uso de metilhexanamina, uma substância estimulante. Nesta semana, na quarta-feira (25), o COI (Comitê Olímpico Internacional) confirmou o caso e pediu que os atletas que participaram da prova devolvessem imediatamente a medalha e o diploma. Além de Carter e Bolt, estava no time do revezamento Asafa Powell e Michael Frater.
"É difícil que eu tenha de devolver uma das minhas medalhas, mas já fiz isso porque foi o pedido do COI, disse Bolt à Reuters na sexta-feira (27). "Não estou feliz com isso, mas é apenas uma daquelas coisas que acontecem na vida", completou. "Conquistei muita coisa e isso não muda tudo o que alcancei na minha carreira", comentou.
Entretanto, o atleta afirmou também que não de abalar pela punicão: "O que não posso é deixar isso tirar meu foco da temporada. Então, estou focado, mas não satisfeito".
Ainda há uma chance de Bolt recuperar a medalha, segundo a associação de atletismo da Jamaica. De acordo com a agência, o presidente da federação disse que Carter ainda tentará uma apelação na corte arbitral do esporte (CAS).
Mais uma vez, Bolt comentou que prefere se manter afastado das polêmicas. "Isso é com meu empresário. Há muitas variáveis, então vamos conversar e ver quais providências tomar".